São Paulo, sexta-feira, 14 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CPTM terá cooperação de empresa parisiense

DA REPORTAGEM LOCAL

Jean-Paul Bailly, presidente da empresa de transportes parisiense, RATP (Regie Autonome des Transports Parisiens), esteve ontem em São Paulo, onde assinou um protocolo de cooperação técnica com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Também ontem, a empresa recebeu a visita de Lasse Karlsson, representante da Swederail, divisão internacional da estatal sueca de transporte ferroviário.
Tanto franceses como suecos tiveram a atenção chamada para o "alto nível técnico dos funcionários da CPTM".
A CPTM e a RATP pretendem, com o acordo, aprimorar o transporte público nos dois países. As empresas farão intercâmbio de tecnologia e métodos de trabalho em projetos de transporte públicos urbanos e suburbanos.
Caso as atividades desenvolvidas em parceria pelos técnicos dos dois países conduzam a relações comerciais, a RATP recorrerá a sua subsidiária Systra, já ramificada no Brasil.
Trem rápido
A visita do sueco Lasse Karlsson foi para dar continuidade ao intercâmbio preexistente entre técnicos da CPTM e da Swederail.
Brasileiros já realizaram cursos na Suécia, promovidos pela Sida (Swedish International Development Operation), uma agência sueca que promove apoio técnico a países em desenvolvimento.
Segundo Karlsson, a visita é para estudar possibilidades de mais cooperação entre os dois países, visando a melhorar o serviço e o atendimento nas empresas.
O sueco também divulgou o trem-bala sueco, o X-2000, que liga Estocolmo a Gotemburgo, num percurso de 500 km, executado em três horas. Em cinco anos de implementação, o trem superou, em público, o uso de avião no trajeto.

Texto Anterior: Incêndio provoca congestionamento
Próximo Texto: Presa maior dupla de ladrões de banco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.