São Paulo, sexta-feira, 14 de março de 1997 |
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Assembléia aprova anúncio na Cultura Projeto autoriza TV a exibir publicidade DA REPORTAGEM LOCAL A Assembléia Legislativa do Estado aprovou terça-feira o projeto de lei 367/95, de autoria do deputado Clóvis Volpi (PSDB), que autoriza a rádio e a TV Cultura, emissoras da Fundação Padre Anchieta, a veicularem publicidade.O projeto, que depende de sanção do governador Mário Covas, altera a lei 9.849/67, que proíbe a veiculação de propaganda nas emissoras da Fundação Padre Anchieta. Ontem, o presidente da fundação, Jorge Cunha Lima, disse que a Cultura não vai exibir comerciais mesmo que o governador sancione o projeto. Segundo ele, a propaganda descaracterizaria a Cultura como TV cultural. "O projeto é simpático, mas tem problemas de ordem jurídica, televisiva e mercadológica", disse. Além disso, a Cultura é uma TV educativa -e não comercial. A legislação federal proíbe a difusão de propaganda em emissoras educativas. Para Cunha Lima, a veiculação de comerciais mudaria a natureza da Cultura. "A Cultura não é e não quer ser uma TV comercial. Quer ser uma TV cultural, com programação feita para o cidadão refletir. A Cultura tem o ritmo da reflexão. A TV comercial tem o ritmo do mercado", afirma. Sendo assim, a emissora recusa a idéia de veicular comerciais para não sofrer pressões mercadológicas. "O conselho da Fundação Padre Anchieta entende que temos de procurar caminhos intermediários para sobreviver, como a publicidade institucional e o apoio cultural", afirma. Segundo Cunha Lima, o orçamento da emissora em 97 é de R$ 59 milhões. O governo estadual participa com R$ 45 milhões. Os outros R$ 14 milhões serão arrecadados com a venda de produtos (como licenciamento e vídeo) e com a propaganda institucional (aquela em que não se vende um produto específico). A dívida da fundação -que já chegou a R$ 25 milhões- hoje é de R$ 4 milhões, segundo Cunha Lima. Texto Anterior: TV francesa assina acordo com a Net Próximo Texto: Beaubourg dedica mostra à impressão Índice |
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