São Paulo, sexta-feira, 14 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Beaubourg dedica mostra à impressão

BETINA BERNARDES
DE PARIS

Diversos artistas do século 20, como Picasso, Miró e Duchamp, recorreram à impressão, um procedimento quase "pré-histórico", para fazer imagens.
Para traçar um percurso do desenvolvimento e uso dessa técnica, o Centro Georges Pompidou, de Paris, montou a exposição "L'Empreinte"(A Impressão), que fica aberta até 12 de maio.
O centro reuniu obras de 130 artistas com o objetivo de situar no nosso século, marcado por grandes inovações tecnológicas, uma das mais antigas maneiras de representação plástica.
A idéia é mostrar como é feita a impressão do ponto de vista da técnica artística e sua diversidade.
"Fazer uma impressão todo mundo sabe o que é, todo mundo sabe fazer. Todo mundo, um dia, fez uma, mesmo marcando seus passos na areia da praia", diz Georges Didi-Huberman no texto de abertura do catálogo da exposição do Beaubourg.
"Partindo dessa evidência, a exposição que nós propomos pretende, tanto quanto possível, guardar qualquer coisa desse imediatismo, dessa leveza primordial."
Ao todo, são 300 peças distribuídas em 17 salas, ocupando um espaço total de 1.400 m2.
Lá estão obras de artistas como Jasper Johns, Robert Morris, Giuseppe Penone, Georges Braque, Denis Oppenheim, Pascal Convert, Michel François e Max Ernst, englobando escolas diferentes como o minimalismo e o surrealismo.
A partir de um procedimento primário, a idéia de reproduzir fielmente o real, os artistas forjaram um estilo.
A exposição trata a impressão como um paradigma: considerando a arte uma invenção de formas, como uma forma impressa diretamente pela duplicação poderia ser inventada?
A mostra tem um percurso progressivo e reúne objetos que traduzem a complexidade e a extensão do tema, como fósseis de traços pré-históricos, estampas de peixes feitas por pescadores japoneses, máscaras fúnebres, santos sudários em miniatura, exercícios de escultores, moldes dentários ou ginecológicos, maquiagens de teatro nô aplicadas em seda, impressão do rosto de Picasso feita por Teeny Duchamp, selos chineses antigos.
A exposição se divide em três eixos maiores. O primeiro é o "Contato da Matéria".
Aqui é mostrada a grande variedade de procedimentos de impressão, como a modelagem, o decalque, o fotograma, o selo, a fricção.
A segunda parte evoca "Os Contatos da Carne". São as diversas maneiras de impressão com uma parte do corpo, como as antropometrias de Klein, as impressões de Penone feitas com todas as partes da mão, as máscaras do rosto de César.
A terceira e última parte se chama "Contatos do Desaparecimento", que tenta responder a perguntas como qual a maneira de moldar coisas impalpáveis como a poeira (Man Ray), o sopro (Penone), os ruídos (Alain Fleischer) ou o tempo (Charles Ross).

Exposição: L'Empreinte
Onde: Centro Georges Pompidou, Paris
Quando: até 12 de maio
Quanto: 27 francos (cerca de US$ 5)

Texto Anterior: Assembléia aprova anúncio na Cultura
Próximo Texto: Guy Laroche areja coleção; Galliano mostra egípcias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.