São Paulo, sexta-feira, 14 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poesia se destaca no Prêmio Nestlé

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Carlos Heitor Cony, Silviano Santiago e Manoel de Barros estão entre os 18 finalistas do Prêmio Nestlé de Literatura de 1997.
Os nomes dos escritores foram divulgados anteontem pela organização do concurso em um evento do qual participaram alguns dos nove jurados da primeira etapa de seleção, como o diretor de teatro Gabriel Villela, o artista plástico Romero de Andrade Lima e a crítica literária Flora Sussekind.
Segundo o coordenador Marcus Gasparian, a poesia foi o gênero em que mais houve produções de qualidade: "Isso não foi verificado no conto, por exemplo".
O prêmio é dividido em três gêneros literários -romance, conto e poesia-, subdivididos em escritores consagrados e escritores estreantes.
"Mais do que os autores finalistas, percebi que a poesia está caminhando para uma ascendência com qualidade estética", definiu à Folha o diretor Gabriel Villela.
Romero de Andrade Lima, um dos três jurados que escolheu os contistas selecionados, também estava presente à cerimônia e afirmou que, de forma geral, as obras possuíam qualidade. "O conceito de conto hoje se ampliou muito."
Em maio, acontece a divulgação dos nomes dos vencedores do prêmio, escolhidos por uma comissão formada por membros de bibliotecas, livrarias e faculdades de letras.

Texto Anterior: UM TRECHO
Próximo Texto: Saiba quem são os finalistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.