São Paulo, domingo, 16 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crescem as vendas parceladas no cartão

DANIELA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

O pagamento parcelado no cartão de crédito está crescendo, puxado sobretudo pelos financiamentos no setor de turismo.
Na Credicard, maior administradora de cartões de crédito do país, o pagamento parcelado no cartão passou de 5,4% das vendas em junho do ano passado (quando a empresa passou novamente a financiar os pagamentos) para 9,8% atualmente.
A taxa de juros da Credicard é de 8,5% ao mês e o financiamento pode ser feito em até 12 vezes. Os gastos com o setor de turismo podem ser pagos em até 21 vezes.
Segundo a assessoria de imprensa da Credicard, 55% dos financiamentos ocorrem em relação a gastos com turismo.
Recentemente, os juros na compra de passagens áereas foram reduzidos para 2,7% ao mês na maioria dos cartões.
A medida faz parte de um pacote anunciado pelo governo para estimular o turismo no país.
Mas o pagamento parcelado também ocorre em lojas de eletroeletrônicos e de vestuário, informa a administradora.
Algumas lojas estariam estimulando a compra financiada no cartão para não correr risco de inadimplência com pré-datados.
A Forum, por exemplo, incentiva o pagamento no cartão de crédito. "Desta forma a segurança em relação ao pagamento é maior", afirma Armando Brito, diretor comercial da grife.
Ele diz que não há dados sobre o volume de vendas parceladas no cartão. Os pagamentos feitos em "dinheiro de plástico" passaram de 12% das vendas em outubro de 96 para 25% neste mês. "O pré-datado está estabilizado", diz.
A American Express, que atua fortemente na área de turismo, também confirma que as vendas parceladas no cartão vêm aumentando, embora não precise a taxa de crescimento.
A empresa lançou há cerca de seis meses o Amexplan, que permite pagamentos em até 12 parcelas com juros de 7,6% ao mês.
VisaNet A VisaNet, que reúne os 51 bancos emissores do cartão Visa no país, vai entrar em segmentos onde as outras bandeiras já atuam, oferecendo vantagens já concedidas por outros cartões.
Ela começará em abril a parcelar em até 12 vezes as compras de lojistas, que poderão, dessa forma, permitir o pagamento parcelado de seus clientes no cartão Visa.
A partir do próximo mês, operadoras de turismo, agentes de viagem, lojas de materiais para construção, móveis, vestuário e calçados poderão parcelar as compras de seus clientes cobrando juros menores do que os exigidos normalmente pelo cartão (8,5%).
A VisaNet começou esse sistema em dezembro de 96 com joalherias. O faturamento do Visa estimado para 97 é de R$ 10,6 bilhões. Desse total, a venda parcelada deverá representar R$ 600 milhões, informa a assessoria de imprensa.

Texto Anterior: Ceará atrai fábricas e turismo
Próximo Texto: Inadimplência deve manter estabilidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.