São Paulo, domingo, 16 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nos ombros; Pesando custos; Fatia menor; Os sobreviventes; Na surdina; Auto-retrato; Fora do páreo; Por consenso; Hábito gelado; Efeito tequila; Melhor prevenir; Fantasma recessivo - 1; Fantasma recessivo - 2; Trabalho turbinado; No ato; Chega de traumas; Hora extra

Nos ombros
O que sustenta o aumento das emissões de debêntures -as autorizadas em 97 já somam R$ 1,5 bilhão e as em estudo, mais R$ 3 bilhões- é o processo de securitização das dívidas de grandes empresas, segundo analistas de mercado.

Pesando custos
Para as grandes empresas brasileiras, o custo de securitizar dívidas no Brasil é similar ao de emitir títulos no exterior. As estrangeiras ainda levam vantagem, já que o risco do país é diferente.

Fatia menor
Nos EUA, a securitização e a desintermediação financeira fizeram, em 20 anos, com que a participação dos bancos no crédito recuasse de 55% para menos de 30%. "Já está acontecendo no Brasil", diz Joaquim Elói Cirne de Toledo, da Nossa Caixa-Nosso Banco.

Os sobreviventes
Por conta desse processo, para Cirne de Toledo, só vão sobrar dois tipos de bancos no mercado: os grandes de varejo e os bancos de negociação, que montam processos de securitização.

Na surdina
O Banco Central prepara com cautela a recompra de parte dos títulos da dívida externa.

Auto-retrato
"Sou nacionalista mesmo, keynesiano e social-democrata. Não faço coro com os neoliberais. Sou coerente. Tenho idéias", diz Roberto Nicolau Jeha, da Fiesp.

Fora do páreo
Roberto Nicolau Jeha diz que em "hipótese alguma" vai se lançar candidato à sucessão na Fiesp. "O Couri (Joseph, do Simpi) é um candidato irreversível, em plena campanha. Provavelmente surgirá um outro no segundo semestre."

Por consenso
Na Associação Paulista de Empresários de Obras públicas, Paulo Godoy deve ser reeleito por consenso no dia 31.

Hábito gelado
Comida congelada é mesmo costume de anglo-saxão: os três maiores mercados, de 92 a 96, foram os EUA, Reino Unido e Alemanha, segundo a Euromonitor.

Efeito tequila
O espanhol é a segunda língua para negócios, segundo dois terços dos executivos norte-americanos entrevistados pela empresa de recursos humanos Accountemps.
Melhor prevenir Consórcios que vão disputar a chamada banda "B" da telefonia celular procuram condomínios de prédios altos em São Paulo. Estão comprando o direito de, caso ganhem a disputa, instalarem ali uma antena de retransmissão.

Fantasma recessivo - 1
Horácio Lafer Piva, da Fiesp, diz ter "absoluto pavor" de que o governo se decida por um aperto na economia. Segundo ele, a simples possibilidade de freio assusta. "A expectativa dos agentes gera um círculo, que pode ser virtuoso ou vicioso", diz Piva.

Fantasma recessivo - 2
O crescimento econômico não é a causa principal do comportamento da balança comercial, diz Alberto Furuguem, da MacroAnálise Consultoria. "A economia cresceu à medíocre taxa de 2,9% em 96 e nada sugere que haja superaquecimento agora."

Trabalho turbinado
Ao saber por Moreira Ferreira que Chirac bebera caipirinha, Mendonça de Barros, do BNDES, recomendou a "estimulante" bebida a seu subordinado Darlan Dória -para que ele agilizasse a concessão de crédito à indústria.
No ato Moreira Ferreira não teve dúvidas: suspendeu reunião na Fiesp quando o garçom, a seu pedido, trouxe a caipirinha de Dória.

Chega de traumas
Esqueça reengenharia, downsizing, rightsizing ou terceirização. A onda do momento é o "revenue enhancement" ou crescimento sustentando das receitas, tema de seminário da Arthur Andersen no dia 16 de abril, em São Paulo.

Hora extra
Jad Shor, do Sheraton Mofarrej, que trabalha com 100% da capacidade ocupada em março, notou: aumentou o tempo de permanência no hotel de executivos financeiros. A média era de 2,8 dias.

E-mail: painelsa@uol.com.br

Texto Anterior: Inadimplência cai e fica estabilizada
Próximo Texto: O Carnaval da abertura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.