São Paulo, segunda-feira, 17 de março de 1997
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Sistema vai integrar transporte da Grande SP

CLAUDIA VARELLA
DA AGÊNCIA FOLHA, NO ABCD

Projeto da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) prevê a construção de 300 km de corredores de trólebus, com 32 terminais de ônibus, para a região metropolitana de São Paulo até o ano 2000. Os investimentos giram em torno de R$ 339 milhões.
Hoje, a EMTU já opera 33 km de corredores de trólebus no ABCD. São nove terminais, que transportam 250 mil pessoas por dia.
Os estudos sobre os futuros corredores devem ficar prontos no final de abril, quando a EMTU deverá definir os projetos mais viáveis.
Após escolhido, o projeto será detalhado até outubro, data prevista para a divulgação do edital de licitação para a operação dos corredores (a concessão terá 20 anos).
A licitação será feita em lotes (o número de lotes não foi definido) até abril de 1998. A previsão inicial é que grande parte das obras do sistema integrado de transporte coletivo fique pronta até o final de 1999. A demanda prevista é de 1,3 milhão de usuários por dia.
O presidente da EMTU, Márcio Junqueira de Souza e Silva, disse que os 32 terminais de ônibus previstos no projeto deverão se interligar com linhas de ônibus municipais e intermunicipais, do metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Segundo ele, os corredores serão sistemas troncais, com linhas de ônibus, de trens e de metrô passando pelos terminais. "Cada corredor será como uma árvore com seus galhos."
Interligações
Um dos corredores deverá ser construído a partir do terminal de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo) e se interligará com a estação Ana Rosa do Metrô.
Para esse corredor, um dos terminais previstos é o de Sacomã, com interligação com linhas municipais e intermunicipais de ônibus, chegando até o Parque Dom Pedro, no centro de São Paulo.
Atualmente, 21 linhas de ônibus (194 veículos) fazem a ligação entre a região do ABCD e Sacomã.
"Esse corredor poderá substituir essas linhas e racionalizar o sistema, que vai ganhar trólebus em corredores exclusivos, aumentando a capacidade de transporte e reduzindo o tempo de viagem."
Os estudos dessa linha, por exemplo, apontam para duas alternativas de trajeto: via Anchieta ou rua Vergueiro. A melhor opção será definida no final de abril.
Outro corredor deverá passar pela rodovia Raposo Tavares, saindo de Pinheiros e indo até Cotia (Grande SP). A bilhetagem será automática. O superintendente de Desenvolvimento e Projetos Especiais da EMTU, Pedro de Brito Machado, disse que os recursos virão de um fundo criado pela empresa com recursos vindos das concessionárias do sistema integrado.

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