São Paulo, segunda-feira, 17 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemães do Kraftwerk tocam em festival dance na Inglaterra

CAMILO ROCHA
ESPECIAL PARA A FOLHA

A volta da banda alemã Kraftwerk, considerada o "deus-pai" da música eletrônica, deve ser o ponto alto da edição 97 do Tribal Gathering, que acontece nos dias 24 e 25 de maio em Luton Hoo, interior da Inglaterra.
É o mais importante festival dance do mundo, reunindo os DJs e artistas mais importantes do momento de estilos como tecno, trance, drum'n'bass, house e trip hop.
O Kraftwerk não se apresenta há quase dez anos. Seu último álbum de material inédito, "Eletric Café", saiu em 86.
Em 91, lançou "The Mix", com remixes de faixas antigas. Desde essa época, não se teve mais qualquer informação de atividade em seu "quartel-general", o estúdio Kling Klang, em Dusseldorf.
Circularam boatos de que o Kraftwerk lançaria um novo disco neste ano. Sua gravadora em Londres, a EMI, disse à Folha não ter qualquer informação a respeito.
O show vem criando grande expectativa e já se espera uma legião de nomes de importância da música eletrônica reduzidos a fãs infantis na platéia.
Segundo disse à imprensa inglesa Paul Shurey, da organizadora do evento, Universe, "o Kraftwerk vai reconstruir todo o seu estúdio alemão no palco, o que vai ser um pesadelo técnico".
O Tribal Gathering terá várias tendas, cada uma com um tema e uma orientação musical diferentes dentro da dance underground, além de um parque de diversões e um minimercado.
O elenco é um verdadeiro abecedário da música eletrônica que importa hoje em dia, incluindo Orbital, Daft Punk, DJ Shadow, Laurent Garnier, DJ Sneak, Sven Vath, Hardfloor, Empirion, Deep Dish, Cornershop e Way Out West.
O veterano DJ de rádio John Peel, que lança artistas em seu programa desde os anos 60, também tocará, mais "eclético", na tenda de som. Peel tem se mostrado um entusiasta de primeira quanto à nova música eletrônica.
O Tribal Gathering deverá ter também uma tenda exclusivamente dedicada ao tecno de Detroit, cidade que deu à luz ao gênero.
No ano passado, o evento foi vetado pela polícia e pela administração locais poucas semanas antes de acontecer. O fato foi visto como mais uma afundada da bota repressora do governo inglês sobre tudo relacionado a clubes e raves.
Depois de muita negociação, o evento foi transferido para outro local, onde foi realizado.
Um ingresso para o Tribal Gathering custa 35 libras, ou aproximadamente R$ 53.

Texto Anterior: OS EMBALOS CONTINUAM
Próximo Texto: Coleções desenham a mulher sensual
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.