São Paulo, terça-feira, 18 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Japão quer garantir presença

CHICO SANTOS
DA SUCURSAL DO RIO

As corporações japonesas interessadas na compra da Vale irão se distribuir pelos consórcios que venham a se formar de modo a garantir presença no controle da empresa, seja qual for o grupo vencedor. O leilão deve ocorrer em 29 de abril.
Segundo a Folha apurou, o principal objetivo dos japoneses com essa estratégia é neutralizar uma possível supremacia australiana no consórcio que venha a controlar a Vale.
É que, se a Austrália assumir o controle da estatal brasileira, ela ficará com o virtual controle do comércio internacional de minério de ferro, podendo comandar a formação dos preços do produto -o que não interessa ao Japão, dependente do minério importado.
Para evitar esse risco, os japoneses irão se dividir para ter uma presença certa no grupo controlador e, depois, discutirão entre si como ficará a presença de cada um na empresa.
Caemi
Por enquanto, o único movimento claro feito por uma das grandes corporações japonesas no período pré-leilão da Vale foi o da Mitsui, que deverá atuar junto com a Caemi (Companhia Auxiliar de Empresas de Mineração), do grupo Azevedo Antunes. A Mitsui está comprando 40% do capital da Caemi, por meio de uma operação de aumento de capital da empresa brasileira.
A Caemi é dona da MBR (Minerações Brasileiras Reunidas), segunda maior mineradora do Brasil e 19ª do mundo, segundo ranking de 95, publicado pela Roskill Information Services, de Londres.
Ainda não se definiram pelo menos três outras corporações japonesas -Mitsubishi, Nissho Iwai e Marubeni.

Texto Anterior: Vale abre empresas em paraíso fiscal
Próximo Texto: Governo descobre fraude com rádios FM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.