São Paulo, terça-feira, 18 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Operação Centro reduz violência, diz governo

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

A criminalidade na cidade de São Paulo diminuiu durante a Operação Centro -programa integrado de combate à violência urbana, que teve início no dia 18 de fevereiro e terminou no último dia 28.
A informação é da Secretaria da Segurança Pública. Os dados mostram que os principais crimes -homicídios, roubos e furto e roubo de veículos- caíram entre 4% e 67% em fevereiro em comparação com janeiro de 97.
Apesar dos números positivos, a PM e o Ministério Público reconhecem que a operação necessita de ajustes sociais, como definição de locais para encaminhamento de crianças e moradores de rua abordados.
A exceção foram os casos de homicídio na área do 3º DP (Santa Ifigênia), que tiveram aumento de 200% nesse período -em janeiro foi registrado um assassinato na região e em fevereiro, três.
Já os homicídios registrados no 1º DP (Sé) caíram 50% nesse período -de seis (janeiro) para três (fevereiro).
Na Grande São Paulo, os homicídios voltaram a crescer no último fim-de-semana, quando foram registrados 53 casos. No final de semana anterior foram 47.
Durante a Operação Centro, o número de prisões em flagrante realizadas pela PM aumentou 264% (de 11 para 40).
"Essa é uma nova forma de abordagem da violência na esquina que surtiu efeito positivo", disse o coronel Carlos Alberto de Camargo, comandante do Policiamento de Choque e um dos coordenadores da Operação Centro.
"No entanto, no aspecto social, ficar apenas tirando crianças e mendigos das praças é como enxugar a rua com a torneira aberta. Agora temos de ampliar as políticas públicas de assistência ao carente", afirmou Camargo.
"A operação mostrou que a presença ostensiva do policial fardado nas ruas inibe a ação de delinquentes. No entanto esse policiamento isolado terá um efeito restrito se não for acompanhado de apoio social do Poder Público", disse o promotor da Cidadania da capital Fernando Capez.
O coronel Camargo disse ontem que a operação, estendida para a zona leste, retornará ao centro na próxima quinta-feira. "A partir daí faremos um rodízio entre as regiões centrais, oeste e leste."

Texto Anterior: Operação da PM não é 'eterna'
Próximo Texto: Polícia descobre 'fábrica' de documentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.