São Paulo, terça-feira, 18 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cyndi Lauper; The Presidents of USA; Teddy Morgan; Sue Foley; Heartbreakers; Virgulóides?

PEDRO ALEXANDRE SANCHES; LUIZ ANTÔNIO RYFF

Cyndi Lauper
O que pode fazer em 97 uma cantora que lá nos anos 80 teve seu reinado abatido em pleno vôo pela supremacia de Madonna? "Sisters of Avalon" (Sony), novo CD de Cyndi Lauper -sim, ela ainda existe!-, é a resposta. Dance como nunca, ela faz o que pode para enfrentar a rival -"Say a Prayer", por exemplo, mistura temática "Like a Prayer" com vocais "Erotica"-, ou então cai na gandaia do poder de seu vozeirão, e aí é bem legal.
(PAS)

The Presidents of USA
"II" (Columbia) é -pasme!- o segundo disco da banda The Presidents of the United States of America, representante do som pós-Nirvana de Seattle. A verve agora é mais bem-humorada (se não se quiser encarar o nome da banda, por exemplo, como pretensão), o que significa um passo além do trabalho de estréia. Mas o rock quadradinho -com citações a Rolling Stones e tudo- ainda predomina, e aí o tédio faz a festa.
(PAS)

Teddy Morgan
Aspirante a bluesman, o branquelo Teddy Morgan tem seu disco "Lousiana Rain" (Eldorado) lançado no Brasil. Embora boa parte das músicas incluídas esteja mais para o rock'n'roll do que para o blues, o disco é bem resolvido o suficiente para credenciá-lo a disputar a segunda divisão da categoria. Suas composições são bem feitas, os músicos são competentes e Morgan toca guitarra direito. Já a voz...
(LUIZ ANTÔNIO RYFF)

Sue Foley
Uma menina ruiva canadense fazendo blues é tão verossímil quanto um japonês tocando bossa nova. Mas ambos existem. Globalização tem dessas coisas. Lamentavelmente, para Sue Foley, "Walk in the Sun" (Eldorado) fica melhor quando soa mais pop do que blues. A ruivinha não tem voz para o gênero de raiz. Fica a dúvida: por que ela não canta roquinhos sobre angústia adolescente, como as menininhas de sua idade?
(LAR)

Heartbreakers
OK, a orquestra Heartbreakers sempre tocou salsa, mas este "Salsa Brasileira" (Tululu Records) cai como uma luva ao momento "Salsa e Merengue" que o Brasil vive. Assim, as escolhas são das mais indigestas -"Carolina", de Chico Buarque, e "Travessia", de Milton, são transmutadas em salsas. No mais, versão ainda pior que a original de "Uma Brasileira" confirma Paralamas como banda cubana de rock, e isso todo mundo já sabia.
(PAS)

Virgulóides?
O trio Virgulóides? chega com CD homônimo pela Excelente, unindo pagode e heavy metal, dois gêneros habitualmente apropriados pelo demônio. O som chega muito perto do interessante, mas é desperdiçado por um mar de letras machistas e infames -versões "adultas" da patacoada dos finados Mamonas. Não faltarão adoradores do diabo ("Bagulho no Bumba" já é hit), e aí um novo fenômeno de massa estará nascendo no Brasil.
(PAS)

Texto Anterior: SOCIAL DISTORTION é punk novo
Próximo Texto: Os CDs mais vendidos da semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.