São Paulo, terça-feira, 18 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Florescem no Brasil novas microrrevoluções

ARNALDO JABOR
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Estão surgindo movimentos microrrevolucionários no mundo todo. Não mais o triunfo da "Marselhesa", nem da proclamação da Bill of Rights americana, nem de Lênin chegando à Estação Finlândia. Nada. São revoluções compactas, já que não está dando pé a "Big One". No Brasil, precisamos de quê? Alguns exemplos:
* Patrulhas Antiliberalismo - Precisamos urgentemente de uma organização que impeça o deslumbramento dos idiotas com o novo "imperialismo" global. Denúncia imediata do uso abusivo de palavras como governabilidade, implementação de medidas antipopulares, desregulamentação, reengenharia, trabalho informal e, sobretudo, auto-regulação mercadológica.
* FLT (Frente de Libertação Trabalhista) - Um foco de luta armada, oriunda do PT, segundo recente declaração de seu grande timoneiro de que "temos de lutar fora do sistema". Acaba o papo estratégico de "democracia" e se parte para a guerra. Guerrilheiros subirão a serra da Cantareira para, de lá, descer, com o apoio de camponeses da região, e tomar São Paulo, começando pela Fiesp.
* Brigadas musicais antipagode - Grupos de extermínio contra cantores sorridentes e cafajestes cantando sacanagens em ritmo machista. Criação também de Comitês Antibunda, para proibir tchans e garrafas fálicas.
* Patrulhas Antievangelistas - Raids perigosos em TVs e igrejas evangélicas para flagrar com gravação de "tapes" os pastores e bispos em orgias, despi-los de seus jaquetões cafajestes e obrigá-los a encenar seus crimes sexuais, seus roubos de dízimos e sua fé de Belzebu. Depois, entregá-los à devoração dos fiéis.
* Sendero Luminoso (filial) - Fundado aqui com o belo nome de Caminho da Roça, com a liderança de Gilmar Mauro (o "Mau"), teórico maoísta formado na CNBB, com aulas de tomismo marxista. Sua frase virou um lema: "Chega de frouxos! Vamos atacar com as unhas!". É o novo hino que cantam os pelotões de lavradores suicidas que Gilmar e Stedile mandam para o front, sem nunca irem na frente, é claro. São financiados pela... (leia abaixo).
* Quinta Internacional Rei Balduino - Central revolucionária da Bélgica que, depois de décadas de massacres no Congo Belga, foi criada para diminuir o sentimento de culpa desse civilizado país, que passou a apoiar loucuras no Terceiro Mundo.
* Uhh! Não dá! - Grito de guerra da OAJ (Organização Antijovem). Grupos de ataque a comerciais sobre a alegria juvenil consumista, para destruir "tapes" de anúncios de "uhh, guaraná", de chicletes na praia, de Chokitos com asa-delta, de Ruffles com tesão e frescobol, de Free em vulcões da Guatemala e outros. Se impossível, ao menos obrigar o aviso: "Jovem fica velho e provoca alienação".
* Patrulhas Artísticas Helio Oiticica - Artistas armados com parangolés coloridos em luta pelo bom gosto nacional. Missão nº 1: destruição do "pirocão" do Rio. Também destruiriam fachadas pós-modernas em prédios ricos, apart-hotéis com motivos egípcios e bingos com fachadas astecas. Raids contra Riders de plástico. Farão convênio com a limpeza urbana (Arte Comlurb) para evacuação de instalações em bienais que apresentem lama simbolizando nosso destino vazio ou bosta simbolizando o Nada.
* Movimento Igrejas Novas - PC do B vira igreja, com Mao como Deus e João Amazonas de profeta. O PDT vira Tenda Espírita Leonel Brizola, dirigida por seu espírito obsessor. Haveria também igrejas hegelianas na USP e igrejas lacanianas no Rio, onde já existem cerca de 15 lutando entre si para saber: "De quem é o objeto pequeno-A?".
* PPP (Partido para Profissionalização de Peruas) - Obrigação de carteira assinada e registro no Ministério do Trabalho. Elas terão direito a fundo de garantia sobre o dinheiro do marido e dias permitidos para aparecerem sorrindo em colunas sociais, de pernas cruzadas. Com mais de três aparições por mês, são indiciadas por vadiagem.
* MST Chic - Dissidência do Caminho da Roça, que resolveu invadir campos de golfe, de pólo e desapropriar "country clubs".
* Braço Armado Bertolt Brecht - Quer obrigar grupos de teatro besteirol a montar Racine e vanguardistas radicais a montar "Deus Lhe Pague" ou "Maria Caxuxa".
* MROQ (Movimento Revolucionário Orestes Quercia) - Dissidência pós-moderna do MR-8, que ressurgiu recentemente, sob a orientação dos intelectuais orgânicos do PMDB.
* Supremo Tribunal Popular Carandiru - Comitê do povo para julgar o Judiciário. Os "juízes" seriam escolhidos entre prisioneiros de celas apertadas, cheiradores de cola, ladrões de galinha, vendedores de crack, em suma, lumpens em geral, julgando o desempenho e o charme dos juízes do STF.
* CPC (Centros Privilegiados de Cultura) - Espécies de SPAs cercados de cães e arame farpado para regeneração cultural da burguesia festiva. Começariam com leituras forçadas do "Ser e Tempo" de Heidegger, nos "country clubs". Culminaria com a montagem de "Esperando Godot" na ilha de Caras. Seguido de grande coquetel.
* MLX (Movimento pela Libertação da Xuxa) - Grupos armados que sequestrariam Marlene Matos, tornando-a empresária do Gerasamba. Xuxa, liberada, faria psicanálise, teria aulas de tantra-ioga e de madureza. Seria feliz, casaria e teria filhos.
* Rio 2028 - Comitê formado nos jardins de infância e creches de hoje para motivar os bebês, no futuro, a defender nossa cidade para as Olimpíadas de 2028, caso a Telerj já tenha conseguido dar linha.

Texto Anterior: Mostra exibe 38 curtas feitos em SP
Próximo Texto: Yes, nós temos cangaço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.