São Paulo, terça-feira, 18 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soldados se rendem na 3ª maior cidade do Zaire

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cerca de 300 soldados zairenses entregaram suas armas em Kisangani, conquistada pelos rebeldes tutsis do Zaire no último sábado.
A cidade, a terceira maior do país e um importante centro minerador, caiu sem grande resistência do Exército zairense, mal pago e dividido por conflitos étnicos.
Os rebeldes liderados por Laurent Kabila, que ocupam o leste do país, prometeram avançar até a capital Kinshasa, localizada no oeste.
O próximo objetivo, porém, deve ser Lubumbashi, a capital da Província de Shaba (sudeste) e a segunda maior cidade do Zaire.
"O governo pede que as pessoas não entrem em pânico", dizia comunicado do gabinete do país à população de Kinshasa.
Agentes de viagem relatam que há uma corrida por lugares em aviões que deixam o Zaire, principalmente em direção à África do Sul e à Europa, que não exigem visto de entrada.
Os rebeldes zairenses declararam o fim do regime do presidente zairense, Mobutu Sese Seko, 66, que está internado em um hospital de Mônaco.
Segundo seus assessores, Mobutu passa por exames de rotina e deve estar de volta ao Zaire em breve.
O presidente do Zaire foi operado no último mês de agosto de um câncer de próstata. Desde então, ele tem realizado viagens periódicas para a Europa.

Texto Anterior: Rede lança canal em espanhol
Próximo Texto: Mubarak pede renúncia de Netanyahu
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.