São Paulo, terça-feira, 18 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Explosão fere 1 em mesquita de Paris

Extintor explode diante de templo

BETINA BERNARDES
DE PARIS

Uma explosão de origem criminosa ontem em frente a uma mesquita em Paris deixou um ferido leve e destruiu vidraças da mesquita e de imóveis vizinhos.
O atentado não foi reivindicado. A mesquita fica na rua de Tanger, na margem direita do rio Sena, próximo à Gare du Nord.
O engenho explosivo usado foi um extintor de incêndio repleto pólvora. O extintor foi colocado na porta da mesquita e explodiu às 4h35 (0h35 de Brasília), 90 minutos antes da prece matinal.
Cinco caminhões e cerca de 20 bombeiros chegaram ao local cerca de dez minutos depois, acompanhados pela polícia. O vigia da mesquita, com ferimentos na mão, foi hospitalizado.
A rua foi bloqueada e os policiais da Seção Anti-Terrorista da Brigada Criminal recolheram fragmentos do explosivo, que é de origem artesanal.
O reitor da mesquita da rua Tanger é considerado um liberal. Anteontem, dia anterior à explosão, foram distribuídos panfletos em frente à mesquita pedindo um "verdadeiro islamismo".
Esse foi o primeiro atentado em Paris desde a explosão na estação de metrô Port-Royal, que matou quatro pessoas no dia 3 de dezembro do ano passado.

Texto Anterior: Por dentro das eleições
Próximo Texto: Ataque mata 4 na capital da Bélgica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.