São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda de importados cresce 43,5%

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A venda de carros importados pelas marcas não instaladas no país cresceu 43,5% no mês passado em comparação com janeiro.
As empresas filiadas à Abeiva (associação dos importadores) venderam 5.954 unidades. As marcas com melhor desempenho foram Kia, Asia, Hyundai e Toyota.
Mas na soma dos dois primeiros meses do ano (10.102 unidades), houve queda de 3% em relação ao primeiro bimestre de 96.
Carlos Vilhena, secretário-executivo da Abeiva, diz que o crescimento de fevereiro é explicado pelas vendas baixas de janeiro, provocadas por dificuldades de acesso ao Siscomex, o sistema informatizado da Receita Federal.
Para este mês, Vilhena prevê vendas entre 5.000 e 6.000 unidades, mesmo sem contar com a coreana Asia, que deixou a entidade.
Vilhena conta com a chegada dos modelos 97/97 de outras marcas para compensar a saída da Asia.
Na avaliação da Abeiva, o aumento de preços dos carros nacionais deu um impulso para a venda dos importados.
A Abeiva estima que as vendas das marcas associadas devem chegar a 70 mil este ano. O total de carros importados -incluindo os das montadoras- deve atingir 270 mil, 35% a mais que em 96.
A entidade quer aumento da cota para as marcas não instaladas no país. A cota atual, 50 mil unidades, vale até agosto. "É preciso dobrar esse volume", diz Vilhena.

Texto Anterior: Cresce fatia de capital externo nas fusões
Próximo Texto: Barshefsky insiste em 'via rápida'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.