São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avião cai na Rússia e faz 50 mortos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um avião Antonov-24 caiu ontem no sul da Rússia matando 50 pessoas que iam para a Turquia.
O Antonov, da companhia Stavropol Airlines, fazia um vôo charter entre a cidade de Stavropol e o porto de Trebizonda, às margens do mar Negro.
Mas 37 minutos após decolar o avião caiu em uma área de floresta nos arredores da cidade de Tcherkesk, capital da Região Autônoma de Kharatchaievo-Tcherkássia, também na Rússia.
Segundo a direção da companhia, o controle de tráfego da região não recebeu nenhuma mensagem da tripulação indicando anormalidades até o avião desaparecer da tela do radar.
O serviço de emergência de Tcherkesk disse que o avião deve ter se incendiado em pleno vôo. Ninguém escutou explosões.
Os corpos se espalharam por uma grande área e, até o final da noite de ontem (à tarde no Brasil), 24 já haviam sido resgatados. A caixa-preta foi encontrada em boas condições.
"Sacoleiros"
A promotoria local disse à agência de notícias "Reuter" que a cauda do avião foi encontrada a cerca de 1.500 m do resto do avião, o que reforça a tese de que ele se partiu em pleno vôo.
Nevava no momento do acidente, mas os investigadores acham que o mau tempo não deve ter provocado a queda.
A maioria dos passageiros ia à Turquia comprar bens para revendê-los na Rússia -uma prática semelhante à dos "sacoleiros" brasileiros que se proliferou a ponto de Istambul, a maior cidade turca, ter lojas com letreiros em russo.
Foi o pior acidente aéreo envolvendo uma companhia russa em mais de um ano.
Desde o final do monopólio da companhia Aeroflot, que dominava a aviação civil na época soviética, a segurança nos vôos russos diminuiu consideravelmente, com as rotas distribuídas em centenas de microcompanhias, muitas das quais em dificuldades financeiras.
Nesta semana, o diário governamental "Rossískaia Gazeta" disse que, no ano passado, 219 pessoas morreram em 43 acidentes aéreos ocorridos na Rússia.
O Antonov-24 é um avião de 52 lugares, tecnologicamente antiquado, usado em vôos de média e curta distância.

Texto Anterior: Parlamento do Zaire destitui premiê; Ex-guerrilha anuncia empate em El Salvador; Morre mulher que deu à luz em coma
Próximo Texto: Rebeldes podem eleger novo governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.