São Paulo, sexta-feira, 21 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ásia perde mercado de têxteis

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O México e os países da América Central deslocaram os asiáticos no mercado de produtos têxteis dos Estados Unidos, que gera US$ 36 bilhões por ano, informou ontem a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).
O relatório atribui o fenômeno em boa parte à concentração dos asiáticos em outros produtos com maior valor adicionado e mais intensivos em tecnologia.
Para a Cepal, houve uma transformação estratégica nas estruturas de exportação asiáticas, permitindo a conquista de novos mercados a partir de 1990. O estudo foi divulgado na Cidade do México.
Em 1990, Hong Kong, China e Taiwan tinham 40,5% do mercado norte-americano de confecções. Em 95, os produtos mexicanos e da América Central conseguiram superar essa marca, num mercado que cresce à taxa anual de 9,4%.
As vendas de têxteis representam hoje 52% da pauta exportadora da região. As tarifas sobre têxteis da América Central têm caído desde 1991 nos Estados Unidos.

Texto Anterior: Chile investe US$ 2,3 bi na AL em 1996
Próximo Texto: Alan Greenspan admite alta dos juros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.