São Paulo, sexta-feira, 21 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Donos da Light estão de olho na Cemig

Grupos dos EUA e França se interessam por leilão

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Três empresas que integram o grupo controlador da Light -as norte-americanas Houston Brasil e AES Brasil Elétrica e a francesa EDF Eletric de France- formalizaram anteontem o interesse em adquirir o lote de 33% das ações ordinárias da Cemig, que irá a leilão no dia 25 de abril.
Esse é o terceiro grupo interessado em dividir com o governo mineiro o controle da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais). Já formalizaram o interesse pelas ações a Southern, dos Estados Unidos, e a Chilectra, do Chile.
Uma das exigências do edital é que o comprador das ações da Cemig seja uma empresa do setor elétrico.
Dessa forma, o governo mineiro busca um sócio para administrar a empresa, com capacidade de realizar aporte tecnológico para desenvolvimento de projetos de geração térmica e de energia.
O novo sócio da Cemig terá 4 dos 11 assentos que compõem o conselho de administração da empresa, além de indicar o vice-presidente e dois diretores.
O processo de venda das ações está sendo coordenado pelo BNDES, que vai ficar com 10% do valor apurado na venda das ações.
Essa cláusula contratual firmada entre o governo de Minas e o BNDES está sendo questionada pelo conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Maurício Brandi Aleixo. Ele argumenta que o BNDES é um banco social, não poderia cobrar a taxa.

Texto Anterior: A primeira peça do precatório
Próximo Texto: Dissidentes do ABC mantêm cobrança de imposto sindical
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.