São Paulo, sexta-feira, 21 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O pequeno príncipe

EDUARDO OHATA

Com apenas 22 anos, o inglês Naseem Hamed, campeão dos penas pelas versões Organização Mundial e Federação Internacional, já conquistou um recorde: é o mais jovem pugilista a ter uma biografia publicada. O livro, "Prince of The Ring: The Naseem Hamed Story", foi editado no ano passado.
Mas o boxeador quer ser conhecido por mais que uma simples curiosidade.
Há poucos meses, Naseem não era levado a sério fora da Inglaterra, onde é ídolo. Seu comportamento extravagante -dá cambalhotas sobre as cordas para entrar no ringue, dança durante o trajeto do vestiário até o tablado e executa saltos mortais ao comemorar as vitórias- provoca náuseas nos mais puristas.
Todos apostavam que Tom Johnson, então campeão pela FIB, daria uma lição ao irreverente Hamed quando unificaram o título, em fevereiro.
O jovem campeão tratou Johnson como um desafiante qualquer.
Como de costume, abaixou a guarda em diversas oportunidades para irritar o adversário, desferiu golpes dos mais inesperados ângulos e lutou com muita intensidade. Nocauteou Johnson no oitavo assalto e silenciou os críticos.
A revista "The Ring", inclusive, colocou Naseem na lista dos melhores lutadores-espetáculo da atualidade. Mas as ambições de Naseen são maiores: entrar para a história do esporte. Por isso lançou um desafio aos campeões das outras entidades.
Hamed quer colecionar os cinturões de todas as versões. Nos próximos meses, após uma defesa contra Billy Hardy, deverá enfrentar o porto-riquenho Wilfredo Vazquez, pelo título da Associação Mundial. Se vencer, será a vez do filipino Luisito Espinoza, campeão pelo Conselho Mundial.
Naseem quer todas as jóias enfeitando sua coroa. Afinal, como ele mesmo diz, é um príncipe destinado a ser rei.

Texto Anterior: Brahma muda com 'Garota de Ipanema'
Próximo Texto: Tommy Morrison; Julio César Chávez; Oscar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.