São Paulo, sexta-feira, 21 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quarteto Livre toca seu "jazz brasileiro"

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Música popular brasileira temperada com a liberdade e o improviso do jazz. Essa é a receita do Quarteto Livre -grupo instrumental que lança seu primeiro CD, hoje, no auditório do Masp.
Juntos há apenas dois anos, Mozar Terra (piano), Tutty Moreno (bateria), Teco Cardoso (sopros) e Sizão Machado (baixo) formam um time de craques, reunido inicialmente para os shows de lançamento do álbum "Revendo Amigos", de Joyce, em 95.
"Descobrimos que tínhamos uma afinidade musical muito grande. Gostamos do mesmo tipo de música", diz Tutty Moreno -baiano radicado no Rio, que desde os anos 70 tem deixado sua marca em trabalhos de Gilberto Gil, Caetano Veloso e outros.
O mesmo vale para os paulistas Teco Cardoso e Sizão Machado, que já acompanharam Edu Lobo e Dori Caymmi, ou Elis Regina e Djavan, respectivamente.
Já o mineiro Mozar Terra uniu-se ao grupo depois de passar 15 anos tocando na Europa, onde desenvolveu seu lado jazzístico.
Segundo Tutty Moreno, os frequentes shows do grupo no bar Sanja, em São Paulo, durante o ano de 95, foram fundamentais para que a música do Quarteto Livre se desenvolvesse.
"O Sanja foi o nosso laboratório. Ali o nosso trabalho amadureceu", diz o baterista, que define a música do grupo como "jazz brasileiro". "Tocamos música brasileira com muita improvisação e liberdade de criação", explica.
O repertório do show desta noite, no Masp, vai ser fornecido pelo CD "Prá Que Mentir?" (selo Lumiar), com produção do violonista e editor Almir Chediak.
Além da faixa-título (uma recriação emocionante do clássico de Vadico e Noel Rosa), o quarteto vai exibir criativas versões de "Mistérios" (Maurício Maestro e Joyce) e "Se Você Disser Que Sim" -parceria de Vinicius de Moraes com o brilhante Moacir Santos.
A ligação do grupo com o samba e a bossa nova também fica estampada em faixas como "Sue Ann" (de Tom Jobim) e "Aos Pés da Cruz" (Marino Pinto e José Gonçalves), mas não falta espaço para outros ritmos brasileiros. É o caso do choro "Só, Como Uma Aranha" e do "Frevo do Exílio", temas assinados pelo pianista e talentoso compositor Mozar Terra.

Show: Quarteto Livre
Onde: Masp (av. Paulista, 1578, tel. 011/251-5644, Cerqueira César)
Quando: hoje, às 20h30
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (estudantes e músicos com carteira)

Texto Anterior: Sinfônica apresenta Rachmaninov e Brahms
Próximo Texto: Orquestra de meninos do CE lança CD
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.