São Paulo, sexta-feira, 21 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caetano Veloso usa a voz como percussão

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DO ENVIADO ESPECIAL

Caetano Veloso confessa não saber batucar em uma caixa de fósforo e opta pela voz como instrumento percussivo.
Na quarta-feira à noite, o cantor explicou, em uma entrevista coletiva, sua primeira participação no Percpan 97, prevista para ontem. A outra participação, no sábado, será, provavelmente, um improviso.
Declarando sua paixão pela percussão e sua repulsa, na juventude, à bateria, Caetano Veloso disse que só mudou de idéia mais tarde, depois que começou a ouvir rock e pop.
"Precisei amadurecer para isso", afirmou.
Ele disse que, no espetáculo, só pretendia apenas cantar e tocar violão. Não estava em seus planos arriscar um batuque.
"Não arrisco nada. Sou péssimo. Não bato nem em caixa de fósforo, nem em mesa", contou.
Presente à entrevista coletiva, Naná Vasconcelos também opinou: "A divisão na maneira de cantar. As nuances percussivas do silêncio. Isso também é percussão."
"Eu estou entrando com a minha voz. A minha percussão é minha voz. Por isso eu escolhi cantar 'Minha Voz, Minha Vida'. Porque é minha voz, minha percussão", disse Caetano.
Caetano contou que pretendia tocar três músicas. "Boas Vindas", que foi gravada pelo cantor no disco "Circuladô", em homenagem ao filho Zeca, que estava para nascer, e "Beleza Pura", além de "Minha Voz, Minha Vida".
Ele convidou para sua apresentação Gilberto Gil, Naná Vasconcelos, a percussionista Edith do Prato e seis outras meninas percussionistas.
Em "Minha Voz, Minha Vida", Caetano pretendia se apresentar apenas com Edith. Em "Boas Vindas", ele repetirá exatamente o grupo que gravou o disco: ele, Edith, Gil e Naná.
Em "Beleza Pura", Caetano se apresentaria com Gil, Naná, Edith e as seis meninas na percussão.
Caetano disse que não tinha seguido o tema "Modernas Tradições", proposto pela direção do festival.
"Não pensei nesses termos, mas a gente pode procurar e terminar achando", conclui Caetano rindo.
(LAR)

Texto Anterior: Dançarino traz parceiro
Próximo Texto: Candomblé; Naná e U2; U2 e Naná; Bahia com H; Insônia; Cadência baiana; Rei do rock; Brasil Legal; Espelhinho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.