São Paulo, sexta-feira, 21 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candomblé; Naná e U2; U2 e Naná; Bahia com H; Insônia; Cadência baiana; Rei do rock; Brasil Legal; Espelhinho

Candomblé
Gilberto Gil fez o papel de cicerone do grupo Bharata Muni, de Bali, no terreiro de candomblé do Ilê Axé Opo Afonjá. Assim como Dorival Caymmi, Jorge Amado e outros filhos ilustres da Bahia, o cantor é frequentador do terreiro, comandado por Mãe Stella. Além de ser usuário assíduo, Gil tinha um motivo a mais para cumprir o papel de cicerone. Ele acabou de ser indicado para ser um Obá (ministro do culto de Xangô, o orixá do fogo e da Justiça) do terreiro.

Naná e U2
Considerado um dos melhores percussionistas do mundo, o pernambucano Naná Vasconcelos foi convidado para participar da próxima turnê do grupo irlandês U2 -que sampleou uma música de Naná em seu último disco, "Pop". O Organizador do Percpan preferiu não aceitar. "Eles queriam que eu assinasse um contrato de dois anos", justificou.

U2 e Naná
Naná não respondeu se gostou ou não do sample de sua música usado pelo U2. Mas não se queixou. "Eles pediram autorização para usar e pagaram direitinho", afirmou. Só acabou não revelando quanto embolsou.

Bahia com H
Morando em Nova York, Naná está pensando em se mudar de lá. Naná quer voltar ao Brasil para morar na Bahia.

Insônia
Famoso por dormir até tarde, Caetano Veloso surpreendeu fãs e jornalistas anteontem após a entrevista coletiva. Contou que tinha acordado às 9h e ficou vendo televisão. Houve quem apostasse que o furor matinal tinha uma explicação de três letras: Tom -seu filho nascido no final do ano passado.

Cadência baiana
Caetano contou que não pretende entrar em estúdio para gravar seu novo disco antes de terminar de escrever seu livro. Uma tarefa que ocupa seu tempo há mais de dois anos. E o cantor confessa que não aguenta mais escrever e tentar dar a forma final no livro.

Rei do rock
Bem moreno, com um bigodinho e um topete enorme, o diretor musical do grupo Bharata Muni (Bali), I Nyoman Wenten, é a cara do roqueiro norte-americano Little Richard. Mas houve quem o achasse parecido com Elvis Presley. Quando soube, abriu um sorriso e respondeu: "Thank You", "thank you".

Brasil Legal
Quem apareceu no Percpan para gravar com os convidados estrangeiros foi uma equipe do "Brasil Legal" -o programa da Regina Casé na Rede Globo. Eles estavam atrás do norte-americano Savion Glover, do Bharata Muni e dos turcos do Rhythmstan Bul.

Espelhinho
Para os músicos do Bharata Muni, o ponto alto da ida ao terreiro de candomblé do Ilê Axé Opo Afonjá, parece ter sido o presente dado por Gil. O cantor ofereceu guias de orixás aos 15 integrantes do grupo, que, animados, trataram de pendurar nos pescoços seus colares de contas. Menor sucesso fizeram o acarajé e o abará. Apenas alguns provaram os quitutes baianos. E nenhum deles ousou repetir.

Texto Anterior: Caetano Veloso usa a voz como percussão
Próximo Texto: Encontros e oficinas são marca do evento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.