São Paulo, sexta-feira, 21 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Wahrol aparece como nunca foi visto

ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA

O artista Andy Warhol está de volta. Ao menos é o que pregam seus amigos, John O'Connor e Benjamin Liu, que publicaram em Nova York um dos registros mais corretos de sua vida.
Morto em 1987, Andy Warhol é um dos principais nomes da arte pop e da memorabilia artística. Seu nome continua a vender e a fazer dinheiro.
Com o livro "Unseen Warhol", seus autores recuperam a história de Andy vista através exatamente disso, de seus amigos.
Desta forma, temos depoimentos das pessoas que viveram com Andy Warhol, contando histórias deliciosas sobre seu dia a dia, sobre suas peculiaridades e muitas idiossincrasias. Acompanhe a seguir os melhores momentos desses comentários.
"Andy Warhol era o verdadeiro realista. Ele era tão realista sobre tudo que as pessoas achavam que ele não era real. Mas os retratos de Andy eram o que ele chamava de 'trazer o bacon de volta à casa".
"A Factory", diz o artista, "era como uma corporação. Era como se fosse um de seus mais importantes trabalhos de arte."
Vito Gallo
O também artista assim comenta os anos que passou como assistente de Warhol: "Não havia móveis em seu apartamento, literalmente nenhum móvel. Ele e sua mãe dormiam no chão, não havia camas. Sua mãe também assinava seus quadros. Acho que ele gostava. Sua mãe absolutamente o adorava."
Nathan Gluck
Empresário, Gluck comenta que "a fama de Andy era baseada nos anúncios de sapatos. Seus desenhos eram maravilhosos."
Billy Name era o fotógrafo mais importante que trabalhou com Andy Warhol. Ele conta que no começo seu relacionamento com o artista era baseado no período boêmio que os dois passavam juntos. "Andy era uma pessoa realmente cabeça aberta, em termos dos filmes que ele fazia. Ele nunca estava satisfeito."

Livro: Unseen Warhol
Autores: John O'Connor e Benjamin Liu

Texto Anterior: Mostra resgata a Yoko Ono artista plástica
Próximo Texto: Chanel nº 5 usa obra como embalagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.