São Paulo, sexta-feira, 21 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Celular digital é inseguro, diz estudo

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Um grupo de especialistas em segurança cibernética nos EUA diz ter conseguido romper o código eletrônico concebido para proteger a privacidade de conversas em telefones celulares digitais.
Segundo David Wagner, professor da Universidade da Califórnia em Berkeley (Costa Oeste), uma das melhores dos Estados Unidos, os novos telefones celulares digitais não oferecem maior segurança a seus usuários do que os analógicos usados desde 1982.
O objetivo do grupo, que é independente de qualquer instituição, é "alertar o público e poupá-lo de problemas futuros".
Segundo o estudo do grupo, qualquer pessoa com conhecimentos elementares de eletrônica é capaz de construir um receptor em condições de ouvir conversas de telefones celulares.
Chris Carroll, que lidera a comissão dos produtores de telefones celulares encarregada de estabelecer os padrões de garantia de privacidade da indústria, disse que o problema já estava sendo corrigido antes mesmo de as conclusões desse grupo serem divulgadas.
Em 1992, o governo norte-americano havia exigido essa garantia de privacidade da indústria de telefonia celular.

Texto Anterior: Legista atesta suicídio assistido pela primeira vez nos EUA
Próximo Texto: Noriega relata suposto complô
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.