São Paulo, sábado, 22 de março de 1997
Texto Anterior | Índice

S. Paulo vai transferir à União ações de estatais

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo federal deve assinar na próxima semana o acordo de renegociação das dívidas de São Paulo, disse ontem o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Pedro Parente.
O governador de São Paulo, Mário Covas, vai transferir ao governo federal ações da Eletropaulo, Cesp, Ceagesp e Fepasa. Com isso, São Paulo vai pagar 20% da dívida de R$ 36,8 bilhões que será renegociada com o Tesouro Nacional.
A renegociação será por 30 anos com juros de 6% ao ano mais IGP-DI. O acordo prevê ainda que São Paulo vai pagar parte das dívidas que suas empresas de energia elétrica têm com a Eletrobrás.
Os detalhes do acordo foram discutidos ontem entre Parente e o secretário da Fazenda paulista, Yoshiaki Nakano. A "reunião" aconteceu durante viagem de avião dos dois de São Paulo para Brasília.
Pelo acordo, o Estado vai transferir ao Tesouro o controle do Banespa. O banco está sob intervenção do BC desde dezembro de 94.
Parente explicou que a transferência não será feita imediatamente após a assinatura do acordo de rolagem das dívidas do Estado. Será necessário um contrato em separado. A idéia do governo é privatizar o Banespa.
O Estado terá de assumir o passivo trabalhista do banco: cerca de R$ 2,5 bilhões em valores de novembro, segundo o governo.

Texto Anterior: Miro busca assinaturas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.