São Paulo, sábado, 22 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretaria não informa se houve licitação

MARCELO OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A assessoria de imprensa da Secretaria da Educação não soube informar se houve licitação para contratar a empresa Consultor Assessoria de Planejamento, que produziu o material.
O chefe de gabinete da Secretaria da Educação, Moacir Tutui, que atendeu os alunos ontem, prometeu apresentar terça-feira o processo de compra das fitas. Os documentos estariam na secretaria das Finanças.
Tutui afirmou na reunião desconhecer os detalhes técnicos da compra, que teria sido planejada na administração anterior, mas efetuada na atual.
A Secretaria da Educação afirmou que o projeto de ensinar os hinos cívicos nas escolas foi desenvolvido na administração anterior, quando o secretário da Educação era o atual assessor especial do gabinete do prefeito, Sólon Borges dos Reis.
O atual secretário, Régis de Oliveira, não compareceu ao encontro. Segundo Tutui, Oliveira estava viajando.
Projeto pedagógico
A professora Vera Lahoz, assessora técnica educacional da secretaria, disse que a distribuição das fitas é parte de um projeto pedagógico de formação do cidadão.
"Para criarmos um cidadão consciente é necessário respeitar a pátria e um dos meios de conseguir isso é conhecendo os hinos."
Ele ressaltou também, na conversa que teve ontem com os estudantes, que junto com as fitas cassete foram distribuídas fitas de vídeo e material de apoio para os professores com o conteúdo programático necessário para o ensino do Hino Nacional.
Regular
Um dos proprietários da Consultor, com sede no Rio de Janeiro, é o professor e jornalista Arnaldo Niskier, membro da Academia Brasileira de Letras.
Ele disse que a participação da Consultor no processo foi regular. "Foi uma operação regular, transparente. Tudo o que foi pedido foi entregue."
O professor Niskier negou-se a dizer se houve licitação e o valor do contrato firmado entre sua empresa e a Secretaria de Educação. "Estas explicações quem tem que dar é a secretaria", disse.
(MO)

Texto Anterior: Alunos devolvem fitas com Hino Nacional
Próximo Texto: Presidente ataca professores e alunos que criticam o provão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.