São Paulo, sábado, 22 de março de 1997 |
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Patrocinadores da Globo estão preocupados
MATINAS SUZUKI JR.
A Globo divide o seu patrocínio de futebol em cinco cotas. Essas cotas oferecem a cobertura de jogos mais a menção dos patrocinadores quando o evento futebol é veiculado nos principais jornais do canal. Para 97, a Globo cobrou por cada cota de patrocínio o mais alto preço da história do futebol brasileiro: R$ 24,8 milhões (sobre esse valor, há descontos variáveis para as agências de publicidade e para as empresas anunciantes). Pois bem, até agora, fechado o primeiro trimestre do ano, a Globo não tem produto acabado para entregar aos seus patrocinadores. Ela não está transmitindo os jogos do Campeonato Paulista aos sábados, porque teria mais audiência com a sua programação normal. E está ameaçada de não ter o Brasileiro. A proposta de R$ 150 milhões pelos direitos de transmissão exclusiva do Brasileiro por três anos, feita pelo SBT, balançou no caixa do Clube dos 13, que, corretamente, resolveu valorizar o seu principal produto (direitos sobre a transmissão dos jogos do Brasileiro). Especula-se no mercado publicitário se a emissora de Sílvio Santos terá condições de obter patrocínios suficientes para sustentar a proposta feita ao Clube dos 13. Mas, de qualquer maneira, enquanto a decisão não sai, os patrocinadores da Rede Globo estão preocupados. Até agora, de futebol, a Globo só transmitiu os jogos da Taça Libertadores. Esse evento só é bom em termos de grandes audiências se um dos times brasileiros chegar até as etapas finais. Omitindo o Paulista e sem a Copa do Brasil, ficando sem o Campeonato Brasileiro, a Rede Globo terá que contornar a crise com os seus patrocinadores. * Em compensação, segundo conta a revista "Time" desta semana, em informativa reportagem sobre o boom do futebol na Inglaterra, a Sky Sports, do magnata Rupert Murdoch, oferece US$ 1 bilhão pelos direitos de transmissão do Campeonato Inglês por quatro anos. É dinheiro grosso em qualquer atividade empresarial do mundo. Só o futebol brasileiro não vê a excelente oportunidade de negócios, como diria o Osmar Santos, pedindo: "me chuta, me chuta para o gol". * Alberto Helena Jr. tem direito até a banda de música para a sua seleção dos mais elegantes. Embora já tenha antecipado o seu escrete, na quarta, ele é tão especial e requintado que merece replay, bilance. Os elegantes diamantes negros do Helena: Veludo, Joel Camargo, Djalma Dias, Zózimo e Júnior; Denílson, Bauer, Didi e Ademir da Guia; Breno Mello e Pelé. Texto Anterior: Inter anima-se com os três desfalques do rival Próximo Texto: Semana de GP Índice |
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