São Paulo, sábado, 22 de março de 1997
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Patrocinadores da Globo estão preocupados

MATINAS SUZUKI JR.
DO CONSELHO EDITORIAL

Meus amigos, meus inimigos, esta coluna apurou que a relação entre os patrocinadores de futebol da Rede Globo e aquela emissora de televisão está, no mínimo, em fase delicada.
A Globo divide o seu patrocínio de futebol em cinco cotas.
Essas cotas oferecem a cobertura de jogos mais a menção dos patrocinadores quando o evento futebol é veiculado nos principais jornais do canal.
Para 97, a Globo cobrou por cada cota de patrocínio o mais alto preço da história do futebol brasileiro: R$ 24,8 milhões (sobre esse valor, há descontos variáveis para as agências de publicidade e para as empresas anunciantes).
Pois bem, até agora, fechado o primeiro trimestre do ano, a Globo não tem produto acabado para entregar aos seus patrocinadores.
Ela não está transmitindo os jogos do Campeonato Paulista aos sábados, porque teria mais audiência com a sua programação normal.
E está ameaçada de não ter o Brasileiro.
A proposta de R$ 150 milhões pelos direitos de transmissão exclusiva do Brasileiro por três anos, feita pelo SBT, balançou no caixa do Clube dos 13, que, corretamente, resolveu valorizar o seu principal produto (direitos sobre a transmissão dos jogos do Brasileiro).
Especula-se no mercado publicitário se a emissora de Sílvio Santos terá condições de obter patrocínios suficientes para sustentar a proposta feita ao Clube dos 13.
Mas, de qualquer maneira, enquanto a decisão não sai, os patrocinadores da Rede Globo estão preocupados.
Até agora, de futebol, a Globo só transmitiu os jogos da Taça Libertadores.
Esse evento só é bom em termos de grandes audiências se um dos times brasileiros chegar até as etapas finais.
Omitindo o Paulista e sem a Copa do Brasil, ficando sem o Campeonato Brasileiro, a Rede Globo terá que contornar a crise com os seus patrocinadores.
*
Em compensação, segundo conta a revista "Time" desta semana, em informativa reportagem sobre o boom do futebol na Inglaterra, a Sky Sports, do magnata Rupert Murdoch, oferece US$ 1 bilhão pelos direitos de transmissão do Campeonato Inglês por quatro anos.
É dinheiro grosso em qualquer atividade empresarial do mundo.
Só o futebol brasileiro não vê a excelente oportunidade de negócios, como diria o Osmar Santos, pedindo: "me chuta, me chuta para o gol".
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Alberto Helena Jr. tem direito até a banda de música para a sua seleção dos mais elegantes.
Embora já tenha antecipado o seu escrete, na quarta, ele é tão especial e requintado que merece replay, bilance.
Os elegantes diamantes negros do Helena: Veludo, Joel Camargo, Djalma Dias, Zózimo e Júnior; Denílson, Bauer, Didi e Ademir da Guia; Breno Mello e Pelé.

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