São Paulo, sábado, 22 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coppola relança "O Poderoso Chefão"

ADRIANE GRAU
ESPECIAL PARA A FOLHA, EM SAN FRANCISCO

Aderindo à onda de relançamentos que tomou de assalto os cinemas dos Estados Unidos, Francis Ford Coppola promoveu uma grande festa e convocou o elenco de "O Poderoso Chefão" na noite da última quinta-feira, em San Francisco.
Com som remasterizado, o clássico será apresentado em várias salas do país a partir desta semana para comemorar seus 25 anos.
Grande parte do elenco do filme compareceu ao histórico cinema Castro. A calçada forrada de tapete vermelho e o tráfego interditado não impediram que uma multidão de fãs se aglomerasse na porta do cinema para ver passarem Al Pacino, Robert Duvall, James Caan, Talia Shire e Francis Ford Coppola, entre outros.
O mais esperado da noite foi Marlon Brando. Mas, segundo o jornal "New York Daily News", ele teria pedido US$ 100 mil para dar o ar de sua majestosa graça. Os executivos da Paramount teriam então declinado o convite.
O primeiro a chegar foi Andy Garcia, que interpreta o sobrinho de Al Pacino no terceiro filme da trilogia. "Cada parte dos filmes é tão preciosa", disse ele. "Não há como exagerar a importância de 'O Poderoso Chefão' ".
Danny de Vito compareceu com uma câmera de vídeo para filmar a multidão. De mãos dadas com a filha Sofia, o diretor lembrou que ela aparece no filme, ainda bebê.
O papel de Sofia no terceiro episódio da trilogia foi severamente atacado pela crítica. "Para mim o importante é ter a família ao redor", disse Coppola.
"Por causa da recuperação do som, posso agora ouvir minha voz e a de minha mãe ao fundo, em algumas cenas. Mas disso ninguém reclamou ainda."
A chegada de Al Pacino foi a mais tumultuada. Vários fãs conseguiram furar a barreira policial para pedir que o ator autografasse pôsteres e fotos.
Ele se disse emocionado com os gritos do público pedindo "O Poderoso Chefão 4".
"Fico feliz em ver que não sou o único que acha que o filme é excelente", contou.
"É bom saber que uma nova geração vai poder assisti-lo no cinema e não ter que enfrentar as distorções do vídeo."
A atriz Talia Shire, irmã de Coppola também estava presente. "Foi o começo de minha carreira e me deu a base para fazer "Rocky", disse ela.
Entre os convidados estavam os membros da equipe técnica que trabalhou por trás das câmeras. Walter Murch, que aparece nos créditos originais como consultor de pós-produção, foi o responsável pela remasterização do som.
Após a sessão de cinema, todos seguiram para uma festa no clube noturno Bimbo's.
(AG)

Texto Anterior: Jean-Baptiste pode ganhar estatueta por primeiro filme
Próximo Texto: Governador do Rio e convidados assistem a "Companheiro"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.