São Paulo, segunda-feira, 24 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Primavera tem muita música

SILVIO CIOFFI
DO ENVIADO ESPECIAL

Quando entrar abril, Viena inicia sua primavera de atividades culturais e o Centro Oficial de Turismo, na Kãrntner Strasse 38, funciona diariamente das 9h às 19h fornecendo informações.
Numerosos concertos aludem aos 200 anos do compositor Franz Schubert, mas Viena tem programações que mostram desde os sons da Páscoa (término em 1º de abril) até o tradicional Festival da Primavera, que ocorre entre 3 de abril e 6 de maio, na sede da Sociedade dos Amantes da Música.
Para conferir se Viena é mesmo a capital da música, veja a programação da Ópera do Estado, um dos teatros líricos mais renomados do mundo (tel. local 444-2513).
Ingressos para exibições musicais, para a Escola de Equitação Espanhola e para teatros estão à venda no Vienna Ticket Service, na Borsegasse 1, tel. local 534-1775.
Para conhecer em detalhe a capital austríaca, convém fazer um city-tour e, depois, partir da catedral de Santo Estêvão para um passeio a pé pelas ruas do centro histórico. Num segundo dia, vale conhecer a Viena imperial, começando pelo palácio de Hofburg, residência dos Habsburgo até 1918.
O Hofburg tem 18 alas e 2.600 quartos e, no complexo, ficam a Escola de Equitação Espanhola e a Biblioteca Nacional.
A caminhada pelo Ring revela em quatro quilômetros o que a história levou séculos para construir, especialmente se o passeio incluir os museus de Belas Artes e História Natural.
O castelo barroco de Schõnbrunn, construído entre 1695 e 1713, nos arredores da capital sobre uma antiga reserva de caça, tem 14 hectares de jardins e é outra visita essencial.
Numa colina no fundo do parque de Schõnbrunn ficam as colunas neoclássicas batizadas de Gloriette, de 1775.
(SC)

Texto Anterior: Imperador foi o símbolo de época áurea
Próximo Texto: Gula não é pecado na capital
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.