São Paulo, terça-feira, 25 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar estimula protestos

Ex-presidente apóia atos a serem promovidos pela UNE

DA SUCURSAL DO RIO

O ex-presidente Itamar Franco estimulou liderança do movimento estudantil a ir às ruas protestar e a se articular com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) contra a privatização da Vale do Rio Doce.
Atual embaixador do Brasil junto à OEA (Organização dos Estados Americanos), Itamar chegou ao Rio e, ontem de manhã, se reuniu com lideranças estudantis e o deputado federal Lindberg Farias (PC do B-RJ).
Os estudantes convidaram Itamar a participar de um dos protestos em capitais do país, nos dias 10 e 11 de abril, contra a privatização da Vale. O ex-presidente negou o pedido, mas estimulou a luta dos estudantes.
"Lembrei a eles que também fui líder estudantil e fiz isso na minha época", disse. Itamar apoiou a idéia do presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Orlando Silva, de se articular com a OAB para entrar com ação na Justiça contra a venda da estatal.
Na quarta-feira da semana que vem, Itamar tem um jantar marcado em Brasília com o presidente Fernando Henrique Cardoso. A privatização da Vale deverá ser um dos assuntos em pauta.
"O presidente sabe que eu tenho uma posição histórica contra a venda da Vale", afirmou. O embaixador deverá conversar também com FHC sobre sua possível permanência na OEA.
Negou-se a falar sobre seus planos futuros, seja em relação à OEA ou a uma eventual candidatura presidencial. "Eu não decidirei nada politicamente enquanto não falar com o presidente."
Itamar passou o dia em encontros políticos no apartamento do amigo e ex-embaixador do Brasil em Portugal José Aparecido. À tarde, ele recebeu o presidente nacional do PMDB, deputado federal Paes de Andrade (CE).
Paes foi ao apartamento de Aparecido convidar Itamar a se filiar ao PMDB. Questionado se poderia se candidatar à Presidência da República em 98 pelo partido, Itamar respondeu: "Não sei, quem sabe? A beleza da política é não se saber o que vai acontecer amanhã".
Itamar tem evitado falar publicamente sobre uma eventual candidatura. No PMDB, um forte adversário às pretensões de Itamar seria o senador José Sarney (AP).
Uma alternativa para Itamar seria tentar se filiar ao PSB. O presidente de honra do partido, Jamil Haddad, também se reuniu ontem com ele. À saída, disse que o PSB "estava de portas abertas" para o ex-presidente.

Texto Anterior: Para FHC, crítica revela 'neobobismo'
Próximo Texto: Kandir diz que pode haver novo consórcio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.