São Paulo, terça-feira, 25 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Simples já cria empregos, diz sindicato

SÉRGIO LÍRIO
DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar da queda na produção e no faturamento, as micro e pequenas indústrias do Estado de São Paulo criaram 17,6 mil empregos entre janeiro e fevereiro deste ano.
"Quando a produção e o faturamento caem, a tendência é que ocorram demissões. A única coisa que explica a abertura de vagas é a adoção do Simples", afirma Joseph Couri, presidente do Simpi.
Uma das razões, segundo ele, seria o fato de o Simples simplificar os impostos e estimular a contratação formal de empregados que já prestavam serviços às empresas.
O aumento do emprego nas pequenas indústrias registrado no primeiro bimestre será um dos argumentos do Simpi para convencer o governo do Estado a aderir ao Simples.
O sindicato pretende concluir na próxima semana um estudo para medir o impacto do sistema sobre a arrecadação estadual, caso São Paulo aderisse.
"Sabemos que o Simples não traz perda de arrecadação e vamos mostrar isso ao governo do Estado", disse Couri.
Ele enviou ainda uma carta para o superintendente da Receita Federal, Everardo Maciel, pedindo a prorrogação até o dia 30 de junho do prazo de adesão das empresas ao sistema. Em princípio, a data final está prevista para 31 de março.
Números negativos
Fora a geração de empregos, os principais números da pesquisa do Simpi foram negativos.
A capacidade instalada média caiu 2% -de 54,6% para 52,6%- de janeiro para fevereiro.
No acumulado dos dois primeiros meses, o faturamento das pequenas indústrias caiu 2% em relação ao final de 96. Das 176 empresas pesquisadas, 27% reduziram seu faturamento, 30% aumentaram e 43% o mantiveram estável.
Os impostos, indica a pesquisa, lideram as reclamações no mês de fevereiro: 27% dos entrevistados o apontam como o principal problema das empresas. A queda nas vendas vem em seguida, com 24%.
Em terceiro na lista de reclamações ficaram as taxas de juros e as dificuldades de financiamento -22% dos pequenos empresários marcaram esse item.

Texto Anterior: CMN deverá fixar limite para bancos
Próximo Texto: Brasilplast 97 supera expectativa das indústrias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.