São Paulo, sexta-feira, 28 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo criava sites na Internet

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O grupo a que pertenciam as 39 pessoas que aparentemente se mataram em San Diego prestava serviços de informática a empresas da região. A Higher Source (Fonte Superior) se especializou em criar sites na World Wide Web, ou seja, publicações eletrônicas na Internet.
A empresa tinha o seu próprio site, no qual oferecia os serviços e que não tinha indicação do interesse religioso do grupo. Os textos são acompanhados de ilustrações de estrelas, planetas, cometas, mas esse tipo de imagem é comum em inúmeros sites.
Um dos clientes da Higher Source foi o San Diego Polo Club. Tom Goodspeed, gerente do clube, diz ter sido procurado por integrantes do grupo e teve contatos com vários deles durante o processo de criação do site. "São algumas das mais agradáveis pessoas com quem já trabalhei", disse ele. Outros clientes incluíam uma pequena produtora de cinema e uma fornecedora de peças de automóveis.
O anúncio da Higher Source na Internet dizia que os "componentes do grupo têm trabalhado juntos há 20 anos, desenvolvendo conhecimento por meio de disciplina pessoal e esforço concentrado".
Além dos sites, o grupo também oferecia análise de sistemas, segurança de computadores e programação. A diferença que distinguia o grupo, diz o site, era que seus integrantes "tentam se manter positivos em todas as circunstâncias e põem o interesse do projeto acima de qualquer preocupação pessoal ou de seus egos artísticos".
Um outro site, chamado "Heaven's Gate" ("Portão dos Céus"), parece ter sido concebido pela Higher Source e era provavelmente mantido por ele.
Esse site tinha ostensivo caráter religioso. Numa das páginas podia-se ler: "A alegria é que o nosso Membro Mais Velho no Nível Evolucionário acima do humano (o "Reino do Céu") deixou claro que a aproximação do Hale-Bopp é o sinal que estávamos esperando. Estamos alegremente prontos para deixar este mundo".
Outras páginas faziam referências a casos de suicídio coletivo ligados a religião, como o do Ramo Davidiano em Waco, Texas, em 1993, e o dos judeus que resistiam ao ataque de soldados do Império Romano em Masada, em 73 d.C..
(CELS)

http://www.concentric.net/~Font/
http://www.heavensgate.com

Texto Anterior: Cometa pode estar ligado à morte de 39
Próximo Texto: Bairro é um dos mais caros do país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.