São Paulo, sexta-feira, 28 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bairro é um dos mais caros do país

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O Rancho Santa Fé é um dos mais caros bairros em todos os EUA. É a mais antiga comunidade planejada do Estado da Califórnia e foi aberta em 1927 em terreno que pertencera à Estrada de Ferro Santa Fé, que mantinha ali uma plantação de eucaliptos.
Há 4.641 casas no condomínio, quase todas com valor de mercado superior a US$ 1 milhão. O rendimento médio dos moradores é de US$ 163.228 anuais. A maioria dos habitantes (83%) é constituída de brancos. Há 12% de hispânicos e 5% de asiático-americanos.
A comunidade fica 48 km ao norte da cidade de San Diego, no sul da Califórnia. Por força da convenção do condomínio, todas as casas têm de manter o estilo arquitetônico conhecido como "mediterrâneo espanhol". As propriedades são pequenos ranchos, tão grandes que não há entrega domiciliar de correio no bairro: os moradores apanham suas cartas no prédio da administração.
Campos de golfe e pólo fazem parte do condomínio. Entre as personalidades que vivem no Rancho Santa Fé estão o ator Victor Mature, a cantora Patti Page (que fez sucesso com "Tennessee Waltz", em 1950) e o nutricionista Jenny Craig, autor de vários livros.
A mais recente tragédia no Rancho Santa Fé aconteceu em 1992, quando o empresário britânico Ian Spiro aparentemente matou a mulher e os três filhos a tiros em casa e depois se matou com cianureto numa área desértica próxima. O caso está ainda aberto.
(CELS)

Texto Anterior: Grupo criava sites na Internet
Próximo Texto: Fim do milênio estimula seitas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.