São Paulo, domingo, 30 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aulas seguem o calendário agrícola

O aeroporto de Pauini se resume a uma pista de terra. No inverno, como é chamada a estação das chuvas na Amazônia, não é possível chegar de avião à cidade.
Quando não está chovendo, antes de pousar o piloto tem de tomar uma providência prática: dar um vôo rasante sobre a pista para espantar os animais. Para chegar a Boca do Acre, cidade próxima à fronteira com o Estado, são necessárias seis horas de voadeira (pequeno barco com motor) pelo rio Purus.
A cidade tem quatro escolas na zona urbana e 68 na zona rural.
Nas escolas da zona rural, os professores são escolhidos entre os próprios habitantes e geralmente têm até a 4ª série do 1º grau. As aulas seguem o calendário agrícola: vão de maio a dezembro, sem férias em julho.
Até maio, alunos e professores estão ocupados com a farinhada (produção de farinha).
Nas escolas estaduais, na zona urbana de Pauini, todo ano o calendário escolar começa com atraso. O motivo é que a contratação dos professores, que trabalham temporariamente de março a dezembro, atrasa sempre. A vacinação contra hepatite só é feita em caso de surto.

Texto Anterior: Cidade fica a 18 dias de barco de Manaus
Próximo Texto: Cirurgia de próstata nem sempre é essencial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.