São Paulo, domingo, 30 de março de 1997 |
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ZX Dakar traz esportividade e conforto
HENRIQUE SKUJIS
O motor 2.0 16V de 168 cavalos -associado ao baixo peso, à formidável estabilidade, ao câmbio preciso e ao eficiente freio- proporciona uma condução esportiva de primeira, principalmente em rotações mais elevadas -acima de 3.000 rpm (rotações por minuto). Mas como na cidade, devido ao trânsito, dificilmente o motor ultrapassa as 3.500 rpm, a dirigibilidade fica menos agradável. Em baixas rotações, o motor do Dakar parece meio adormecido. Contra a condução na cidade estão também a reduzida visibilidade traseira e a rigidez de alguns comandos, como os pedais do acelerador e da embreagem -característica comum em esportivos. Números No teste realizado pela Folha e pelo Instituto Mauá de Tecnologia, o carro francês provou sua esportividade. O ZX Dakar foi de 0 a 100 km/h em apenas 8,9 segundos (o Tempra, também com motor 2.0 16V, precisou de 10,3 segundos). Segundo a Citroën, o Dakar atinge 230 km/h. Outro ponto forte exibido pelo carro francês durante o teste foi a estabilidade. A suspensão traseira com eixo autodirecional (as rodas traseiras sofrem inclinação de até 1,5 grau) permite curvas fechadas em alta velocidade sem a menor tendência de derrapagem. O carro gruda ao chão. O câmbio também merece destaque. Os engates são curtos e precisos, e a pequena alavanca de mudanças tem ótima empunhadura, permitindo mudanças rápidas. No quesito segurança, o Dakar traz airbag (bolsas de ar que se inflam em colisões dianteiras) e barras de segurança nas portas. Mesmo com freios a disco e com sistema antitravamento ABS nas quatro rodas, o ZX Dakar obteve números modestos no teste de frenagem: precisou de 50 metros para ir dos 100 km/h à imobilidade. O número não pode ser considerado ruim, mas outros carros, sem ABS e com freio a tambor nas rodas traseira, obtiveram números semelhantes. Contra a ação de ladrões, o Dakar vem equipado com um sistema de código, localizado no console central. O carro só pode ser ligado depois da digitação do código do usuário. Segundo a Citroën, o sistema é inviolável. Texto Anterior: CARTAS Próximo Texto: Motor do Furio alia força e suavidade Índice |
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