São Paulo, domingo, 30 de março de 1997 |
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A6 já tem novo motor e desenho Modelo chega em setembro MARCELO TADEU LIA
O A6 recebeu contornos mais arredondados e joviais, apagando o estilo "quadradão" do antecessor. O destaque fica por conta das linhas traseiras, limpas e bem arredondadas. A inspiração partiu do futurista roadster TT, que deverá ser lançado no próximo ano. Capô e habitáculo também possuem desenhos curvados. Assim, o A6 ganha um perfil mais aerodinâmico -a resistência ao ar diminui e a performance, aumenta. A Folha avaliou as duas versões que chegam ao país, ambas com motores 2.8, mas com câmbios mecânico e automático Tiptronic. A força do motor para realizar acelerações mais esportivas e ultrapassagens seguras é evidente nos dois casos. O carro desliza suave, em altas e baixas velocidades, com muito silêncio e conforto. A suspensão dianteira, com novo sistema "four link" (baseada em carros de competição), garante melhor estabilidade -alivia, na direção, os impactos contra o solo. O A6 com câmbio mecânico era equipado com tração 4x4 (integral), que permitia fazer curvas em altas velocidades, sem sustos. Já o câmbio Tiptronic, com seu estilo "dois em um", é uma maravilha tecnológica. Pode-se dirigir o veículo na posição D (drive) normalmente, com engates de cinco marchas feitos de forma automática. Com um leve toque na alavanca, à direita da posição D, o motorista passa a fazer as mudanças de marchas. É tudo muito simples: com um toque para a frente, eleva-se a marcha; para trás, há redução. O sistema já era utilizado no A8, topo de linha vendido no país. Tecnologia Para poder brigar em igualdade com os "primos" Mercedes-Benz e BMW, o A6 incorporou muita tecnologia e itens de segurança. Além dos componentes em alumínio (capô, batentes das portas, pára-choques etc.), o A6 tem teto solar com células especiais -captam energia solar para acionar automaticamente um ventilador, que faz a circulação contínua do ar, mesmo com o carro parado. Isso evita que os passageiros tenham de aguentar um calor excessivo antes de o ar-condicionado baixar a temperatura interna. Os faróis dianteiros têm lâmpadas especiais, de xenônio, que produzem um facho de luz mais claro. No interior, o destaque fica para a iluminação de fibras óticas, que permite uma leitura eficaz e rápida dos instrumentos e comandos -à noite, com os faróis ligados, a cabine fica parecida à de um avião. O jornalista Marcelo Tadeu Lia viajou à Itália a convite da Audi Texto Anterior: Motor do Furio alia força e suavidade Próximo Texto: Capota do Mercedes SLK é show de engenharia Índice |
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