São Paulo, segunda-feira, 31 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lemmy cuidou das guitarras de Hendrix

THALES DE MENEZES
DA REPORTAGEM LOCAL

Lemmy Kilmister é uma lenda do rock. Líder do barulhento Motorhead, aquele que toca mais alto do que o som de uma turbina de Boeing, o cinquentão ganhou uns trocados na adolescência sendo roadie de ninguém menos do que outra lenda, Jimi Hendrix.
Num dos intervalos da turnê que divulga o novo álbum do Motorhead, "Overnight Sensation", Lemmy deu entrevista por telefone ao Folhateen. Falou sobre a experiência com Hendrix e o trabalho dos roadies no Motorhead.
(TM)
*
Folha - Como é ter sido roadie de Jimi Hendrix?
Lemmy - Deixe eu explicar isso direito. Como roadie, trabalhei com outros músicos, um monte de gente boa de quem ninguém ouviu falar, que me ensinaram muito mais do que Hendrix. O cara era muito maluco. E eu também, que fique registrado. Mas foi maravilhoso estar perto do cara. Só de ver o cara passar o som, afinar a guitarra, já era uma aula de rock.
Folha - Ele dava dicas para você?
Lemmy - Olhe, não era por aí que a coisa funcionava. Com ele eu aprendi muito mais sobre a atitude de um rocker do que sobre técnica de guitarra. Até porque ninguém conseguia acompanhar o cara.
Folha - O que você exige dos roadies do Motorhead?
Lemmy - Nada demais. Dedicação à banda, cuidado com nossas guitarras, muita atenção no palco, essas coisas. E, claro, abstinência sexual nas turnês (risos).
Folha - Qual a importância dos roadies para as bandas?
Lemmy - Roadies são fundamentais. Sem eles, o rock não rola. Carregar equipamento é trabalho duro. Montar as coisas no palco leva muito tempo. Se você fizer tudo isso e depois resolver ir para o microfone, cuidado, vai ver como é duro. Não dá para tocar bem.
Folha - Mas quando a banda está começando, não é isso que acaba acontecendo?
Lemmy - Sim, eu mesmo fiz essa maratona durante anos, mas você percebe que não é a melhor maneira de agir. Cara, toda banda pode ter um roadie, mesmo sem dinheiro no bolso. O jeito é apelar para aqueles amigos que não estão fazendo nada, ou seu irmão mais novo, um primo, qualquer um.
Claro que, com o tempo passando e o dinheiro entrando, é bom você arrumar alguém que realmente entenda de guitarras. Ou esperar que seu irmãozinho aprenda todos os truques dos roadies.

Texto Anterior: Deveres e prazes de um roadie
Próximo Texto: 'Eu sempre estava meio bêbado'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.