São Paulo, terça-feira, 1 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Policiais vão ser expulsos da corporação

DA REPORTAGEM LOCAL

O comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo informou ontem à noite que os dez PMs presos por assassinato, tortura, agressão e extorsão em Diadema serão expulsos da corporação e, provavelmente, ficarão presos por um "longo período".
"Com certeza, esse deverá ser o resultado dos IPMs (inquérito policial-militar)", afirmou o tenente-coronel Paulo Régis Salgado, assessor do setor de relações públicas da PM, que falou em nome do comandante da corporação, coronel Claudionor Lisboa.
"Imagens desse tipo não contribuem em nada para a corporação, formada, em sua maioria, por homens honestos. A PM jamais pode concordar com procedimentos iguais a esses. Quando tivemos indícios de que isso acontecia, abrimos os IPMs", disse.
Minoria
Salgado declarou ainda que esse tipo de atitude é restrita a uma minoria de policiais. "Tentar identificar o que leva uma pessoa a agir assim é muito difícil, pois é um problema de educação, de caráter. Não há justificativa para isso."
Segundo o tenente-coronel, as imagens do vídeo ferem "o orgulho e a ombridade" de todos os policiais militares. "Não foi uma atitude de homem com 'H' maiúsculo', muito menos de um PM, que tem de zelar pela segurança."
Salgado afirmou também que a identidade do cinegrafista amador será preservada, e, caso solicitada, ele receberá proteção policial.
Na semana passada, ao receber as fitas, a PM enviou o material ao IC (Instituto de Criminalística), para analisar sua autenticidade.
Reciclagem
O assessor do setor de relações públicas informou ainda que há algum tempo já vem sendo feita uma reciclagem da corporação, justamente para evitar e coibir atitudes como as mostradas no vídeo.
O procurador-geral de Justiça do Estado, Luiz Antonio Marrey, informou ontem à noite que irá designar mais um promotor para acompanhar o caso ainda hoje.

Texto Anterior: Garota de 6 anos é morta por 3 cães pastores alemães no Rio
Próximo Texto: Garota baleada por carcereiro morre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.