São Paulo, terça-feira, 1 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

USTR faz elogios e reclamações

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A agência encarregada de supervisionar o comércio dos EUA com o exterior (USTR) divulgou ontem o seu relatório anual, com capítulos individuais sobre cada país.
Em relação ao Brasil, o estudo é, em geral, elogioso. Mas registra diversas queixas contra o que o governo norte-americano considera serem tratamentos que prejudicam seus interesses comerciais, em especial no setor de serviços.
O capítulo sobre o Brasil abre citando o superávit para os EUA no valor de US$ 3,9 bilhões em 96. Depois, faz referências positivas à liberalização da economia brasileira nesta década, graças à qual "o acesso aos mercados brasileiros em significativo número de setores é geralmente bom".
O relatório assinala as consultas feitas pelos EUA à Organização Mundial do Comércio a respeito do regime automotivo brasileiro e reclama de "problemas" que ainda existem na área de proteção à propriedade intelectual.
(CELS)

Texto Anterior: Brasil reclama na OMC do subsídio europeu ao frango
Próximo Texto: Dólar paralelo lidera ranking em março
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.