São Paulo, terça-feira, 1 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dólar paralelo lidera ranking em março

GABRIEL J. DE CARVALHO
DA REDAÇÃO

A queda de ontem fez o Índice Bovespa perder para o dólar paralelo a liderança no ranking das aplicações financeiras em março.
Na Bolsa paulista, a valorização no mês ficou em 2,44%, contra 2,73% do dólar. Essa alta do "black" compara preços de venda. O de venda contra o de recompra pelo cambista dá 0,91%.
É bom lembrar que esses mercados oscilam muito no dia-a-dia. Até a última quarta-feira, o Ibovespa acumulava 5% no mês, e o "black", 3,64%. O comportamento em apenas um mês, portanto, não serve para conclusões apressadas sobre onde investir.
A Bolsa é mercado para quem aceita certa dose de risco. Neste ano a aposta tem tido sucesso. O Ibovespa já subiu 28,47%. Mas há sempre incerteza. Ontem, a queda foi atribuída a efeitos do que ocorreu na Bolsa de Nova York.
O "black", apesar de ter liderado em março, não é indicado como investimento. Só uma mídi ou máxi no câmbio daria rentabilidade a esse ativo, e poucos acreditam nisso, pelo menos a médio prazo.
No segmento de renda fixa, a liderança em março ficou novamente com o CDB prefixado de grande investidor, com 1,60% bruto e 1,36% líquido. Mas se for considerado o efeito da CPMF na renovação mensal, cai para 1,16%.
Os fundos de 60 dias, que não precisam ser renovados nesses períodos, deram 1,28% líquido em março, na média deles. Os de 30 dias renderam, na média, 1,18%.
Ambos permitiram algum ganho real sobre a inflação medida pelo IGP-M (1,15%), pressionada pelos preços agrícolas no atacado.
A caderneta de poupança, com 1,1348%, perdeu para o IGP-M. Entretanto, se o parâmetro for o IPC da Fipe, que está em 0,16% e deve fechar o mês até abaixo disso, o ganho real terá sido de 1%, e nos fundos, maior ainda.
(GJC)

Texto Anterior: USTR faz elogios e reclamações
Próximo Texto: Lucro da Varig é de R$ 97,1 mi em 96
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.