São Paulo, terça-feira, 1 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo banco compra títulos cambiais

JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA
DA REDAÇÃO

Um só banco comprou ontem o lote inteiro de títulos cambiais (NTN-D) de três anos no leilão do Tesouro (800 milhões de títulos) e dois dividiram o lote de dois anos (também 800 milhões de títulos).
Segundo o mercado, HSBC Bamerindus foi o maior comprador no leilão -e o único a arrematar o lote de títulos de três anos.
Somando os dois lotes, o volume financeiro foi de R$ 1,5 bilhão. O papel de três anos saiu pelo juro de 10,86% ao ano e o de dois anos, por 10,85% ao ano.
Segundo o mercado, o HSBC comprou as NTNs para se "hedgear" (fazer um seguro) do investimento de US$ 1 bilhão na compra do banco paranaense.
O dinheiro ingressado no país corre um risco: o cambial. Ou seja, se o governo alterar sua política de câmbio, desvalorizando o real, o investidor terá prejuízo.
Se isso, de fato, ocorresse, no momento do envio para o exterior dos dividendos, por exemplo, o HSBC seria obrigado a comprar mais reais para mandar a mesma quantidade de dólares, perdendo a diferença.
Para não correr esse risco, os investidores fazem "hedge".
No caso do HSBC, as NTN-D, que rendem juros mais a variação cambial. Ou seja, qualquer desvalorização do real nos próximos três anos vai virar rendimento.
(JCO)

Texto Anterior: Movimento é normal nas agências de SP
Próximo Texto: Agências de publicidade são mantidas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.