São Paulo, terça-feira, 1 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autópsia acha drogas e álcool

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Os exames dos 39 corpos dos integrantes do culto Heaven's Gate foram encerrados ontem, anunciou a polícia de San Diego, Califórnia, Costa Oeste dos EUA.
Segundo o principal médico legista, Brian Blackbourne, nos corpos das duas pessoas que se mataram por último foi encontrado um derivado de ópio. Em todos os 37 outros a droga identificada havia sido uma mistura de sedativo e álcool.
Blackbourne disse que no corpo do líder do culto, Marshall Applewhite, não foi encontrado qualquer sinal de câncer. No domingo, correram versões de que Applewhite havia convencido seus seguidores de que estava morrendo de câncer e que isso poderia ter levado à decisão de suicídio coletivo.
Arrependidos
O aparente motivo para a morte, a julgar pelos documentos deixados pelo grupo, foi a crença de que uma espaçonave que viajava atrás do cometa Hale-Bopp esperava que seus integrantes abandonassem seus corpos humanos para levá-los a uma civilização superior.
Pessoas que dizem ter pertencido ao Heaven's Gate confirmaram essa versão em entrevistas a emissoras de TV durante o fim-de-semana. Algumas delas se diziam arrependidas por não terem tido a coragem de acompanhar os colegas.
Uma dessas pessoas, Nick Cooke, viveu 20 anos no Heaven's Gate, com sua mulher Suzanne, que se suicidou. Ele disse ao programa "60 Minutes", da rede CBS, que pode ser considerado louco, mas realmente acredita que Applewhite veio de um estágio superior de vida, para onde voltou em companhia dos 38 discípulos, e que gostaria de ter ido junto com eles.
O Heaven's Gate começou a construir em 1995 uma sede permanente em área desértica no Estado do Novo México, sudoeste do país. A construção estava sendo feita com pneus velhos. Segundo estudiosos do grupo, as obras foram interrompidas devido ao aparecimento do Hale-Bopp, considerado o sinal de que a "missão terrestre" do grupo havia terminado.

Texto Anterior: Grupo suicida de San Diego tinha seguro contra ETs
Próximo Texto: Árabes congelam relações com Israel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.