São Paulo, terça-feira, 1 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CPI errada; Precatórios; Rádios comunitárias; Comprovação; Retrato do caos; Solidariedade; Outro lado; Cumprimento; Jabor

CPI errada
"O caderno Folhateen, em sua edição de 31/3, fez a seguinte pergunta a dois de seus leitores: 'Você acha que a CPI do Pitta vai acabar em pizza?'.
Cumpre-nos esclarecer que tal CPI não existe. O suplemento juvenil deste jornal deve estar se referindo, de maneira equivocada, à CPI do Senado que investiga as emissões e negociações dos títulos da dívida pública de Estados e municípios.
No caso do município de São Paulo, essas transações foram absolutamente legais, regulares e lucrativas.
Documentos que comprovam a lisura dos atos da prefeitura já estão em poder da CPI e o prefeito Celso Pitta continua se colocando à disposição dos senadores dessa comissão, como vem fazendo desde o dia 19 de fevereiro."
Henrique Nunes, assessor-chefe de imprensa da Prefeitura de São Paulo (São Paulo, SP)

Nota da Redação - Leia seção "Erramos" abaixo.

Precatórios
"Quero congratular-me e concordar inteiramente com o editorial da Folha (20/3) defendendo a criação de uma CPI municipal para averiguar se houve ou não participação direta de Maluf e Pitta no escândalo dos precatórios.
Uma CPI e um provável impeachment de Pitta só acontecerão se houver ampla mobilização e pressão da sociedade civil.
São Paulo quer saber a verdade! CPI já."
Raimundo Bonfim, membro da Executiva Nacional da Central de Movimentos Populares (São Paulo, SP)

Rádios comunitárias
"O recente episódio, publicado pela Folha, de concessões fraudulentas de rádios comunitárias vem mostrar, mais uma vez, a necessidade da regulamentação urgente da radiodifusão de baixa potência e da gestão comunitária.
Esperamos não ser necessário ter que convencer os deputados e senadores de que a rádio comunitária é uma expressão legítima da liberdade de expressão e de opinião, estando, desse modo, contemplada em nossa Constituição."
Eduardo Rodrigues Coelho, padre, da Associação Nacional Católica de Rádios Comunitárias (São Paulo, SP)

Comprovação
"O artigo de José Serra (17/3) sobre o papel das 'notinhas' plantadas em colunas nos jornais não poderia ter sido melhor comprovado do que no episódio envolvendo José Dirceu e o editorial da Folha.
Ao publicar na seção 'Painel' a resposta ao presidente nacional do PT, o jornal mostrou que não está interessado em debater a questão, mas envolvê-la na aura de 'pseudofato' ou 'metaverdade' que caracteriza tal coluna.
O foco da discussão (o papel do MST no contexto da democracia brasileira) merece um tratamento um pouco mais elaborado."
Werner Kraus Jr. (Canberra, Austrália)
*
"Com relação ao MST, a Folha tem se pautado pela leviandade e com isso presta um grande desserviço ao leitor.
A reportagem 'Dinheiro público ajuda o MST' (9/3), por exemplo, não justifica o destaque dado na primeira página.
Além disso, a verba proveniente do Incra não foi desviada, como insinua o jornal.
O MST é um movimento legítimo, sério e conta com o apoio de grande parte da sociedade. A Folha deveria tratá-lo com mais seriedade."
Franklin Machado (São Félix do Araguaia, MT)

Retrato do caos
"Quanto mais o governo assenta sem-terra, mais sem-terra se apresentam para serem assentados. Na cidade, quanto mais sem-teto a empresa de limpeza urbana contratar, mais sem-teto se apresentarão!
É o retrato do caos!
Mas nossos dirigentes, em vez de se irritarem, deviam estar orgulhosos de nosso povo, pois isso é a prova mais que concreta de que o brasileiro gosta mesmo é de trabalho, ainda que seja em troca de um punhado de feijão!"
Zilda Dias Freitas (São Paulo, SP)

Solidariedade
"Li com indignação o sr. Edison Farah insultar uma colega de profissão e a inteligência dos moradores de Higienópolis ('Painel do Leitor', 30/3).
Ele não possui procuração de todos nós para falar em nosso nome.
É um pequeno grupo de fanáticos que deseja atrasar o progresso do bairro.
Joyce Pascowitch é uma jornalista que merece o respeito dos colegas e a admiração dos leitores."
Maria José O'Neill (São Paulo, SP)

Outro lado
"A reportagem de capa da Revista da Folha de 23/3 esqueceu de mostrar um lado da criação de filhos de raça diferente: o lado bom, sem preconceitos, sem 'grilos' também existe!
Eu sou branca, meu marido é negro e nós temos filhos brancos e negros que nunca encontraram nenhum tipo de dificuldade no relacionamento com outras pessoas."
Maria do Carmo Silva Guimarães (São Paulo, SP)

Cumprimento
"A Revista da Folha está excelente. Parabenizo toda a equipe que trabalhou com seriedade e dedicação para brindar o leitor com essa revista que não vou mais jogar fora e sim utilizar em sala de aula.
Valeu; vocês estão realmente valorizando o seu leitor."
Selma Rodrigues Ferreira Soares (Guaianases, SP)

Jabor
"Arnaldo Jabor, depois de uma breve pausa, voltou a falar do seu tema preferido na coluna da Folha: criticar os desafetos de FHC, tentando, bem ao estilo tucano, desqualificar os opositores.
Nada a estranhar."
Mouzar Benedito da Silva (São Paulo, SP)

Texto Anterior: ERRAMOS
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.