São Paulo, quarta-feira, 2 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vereadores derrubam secretário de Pitta

ROGÉRIO GENTILE
DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário das Administrações Regionais, José Roberto Opice Blum, não suportou a pressão dos vereadores do PPB e pediu demissão ontem.
O prefeito Celso Pitta nomeou o engenheiro Alfredo Mário Savelli, presidente do Instituto de Engenharia (IE), para o cargo.
No pedido de demissão encaminhado por escrito ao prefeito Celso Pitta, Opice Blum alegou "problemas de saúde e motivos pessoais".
Desde que assumiu o cargo prometendo intervir nas administrações regionais, Opice Blum sofreu a oposição dos vereadores do partido do prefeito.
Espécies de subprefeituras, as administrações regionais são controladas politicamente pelos vereadores governistas desde 1993.
Para ter a maioria dos votos na Câmara Municipal, o então prefeito Paulo Maluf concedeu aos vereadores o direito de indicar os administradores regionais. A prática foi mantida por Celso Pitta.
Opice Blum pretendia neutralizar o poder dos parlamentares, criando coordenadorias comunitárias para fiscalizar cada umas das 27 regionais.
Ao anunciar o projeto, dias antes do Carnaval, Blum despertou a ira dos vereadores. Eles iniciaram uma guerra surda nos bastidores do Palácio das Indústrias, sede da Prefeitura de São Paulo.
O presidente da Câmara Municipal, Nello Rodolpho, chegou a telefonar ao secretário de Governo, Edevaldo Alves da Silva, pedindo a cabeça do secretário. Rodolpho é o responsável pela regional de Santana, na zona norte.
Há 15 dias, Blum afastou-se da secretaria com uma licença médica. Disse que precisava tratar uma hérnia de disco. Ontem, quando deveria reassumir a pasta, pediu demissão.
Pitta, que passa por um momento delicado e precisa do apoio dos vereadores, aceitou o pedido.
Alvo das denúncias da CPI dos Precatórios, em Brasília, Pitta tenta evitar que uma nova investigação seja aprovada, em São Paulo, na Câmara Municipal.
Blum é a segunda baixa no gabinete de Pitta. Em janeiro, dias após assumir, Francisco Nieto Martins deixou a Secretaria do Abastecimento por problemas de saúde. Foi substituído por Naor Guelfi.
Gestão compartilhada
Nomeado há dois meses para coordenar uma comissão de revalorização do centro, o engenheiro Alfredo Mário Savelli, 59, vai acumular o cargo de Secretário das Administrações Regionais.
A posse será amanhã, às 9h, no Palácio das Indústrias. Savelli, que também é presidente do Instituto de Engenharia, diz que as administrações regionais devem ter uma gestão compartilhada entre o executivo e o legislativo.

Texto Anterior: Sexo com menor não é corrupção, diz STJ
Próximo Texto: Projeto de rodízio receberá emendas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.