São Paulo, quarta-feira, 2 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instrumentista mineiro lança cinco CDs simultaneamente

Destaque é trilha sonora da telenovela "Xica da Silva"

MARCELO MOREIRA
DA AGÊNCIA FOLHA

A gravadora independente Sonhos & Sons, de Belo Horizonte, lança simultaneamente cinco CDs com músicas instrumentais e trilhas sonoras. O detalhe: o proprietário, o instrumentista Marcus Viana, tocou em todos.
Violinista e líder do Sagrado Coração da Terra, o mais famoso conjunto de rock progressivo brasileiro ainda em atividade, Viana é autor da trilha sonora da novela "Xica da Silva", exibida pela TV Manchete.
"O mercado fonográfico independente é viável, apesar das muitas dificuldades. Não conheço nenhum outro músico que tenha lançado cinco trabalhos simultâneos de forma independente", afirma Marcus Viana.
A pérola dos lançamentos é a trilha de "Xica da Silva". A maior parte das músicas foi composta por Viana, que se baseou em trabalhos de compositores barrocos mineiros.
Entre eles, o principal é Lobo de Mesquita, que viveu na cidade de Diamantina no século 18. É dele a música "Terço", cuja partitura completa é a mais antiga já encontrada no Brasil, em 1780.
Quenda
Outra composição que merece destaque é "Quenda", baseada em cânticos de negros escravos que trabalhavam nas lavouras e nas casas de senhores donos de minas de pedras preciosas.
A maioria dos temas foi executado pela Transfônica Orkestra, grupo de world music criado por Marcus Viana que utiliza instrumentos árabes, africanos e indianos.
"Foi uma experiência gratificante. É difícil de imaginar um compositor contemporâneo fazer música barroca."
Colaboraram ainda em "Xica da Silva", que tem distribuição pela Sony Music, o músico Tavinho Moura, a cantora Zezé Mota e Eduardo Dusek.
Infantis
Os outros lançamentos com a assinatura de Marcus Viana são "As Mais Belas Cantigas de Roda", "As Mais Belas Cantigas de Natal", esses dois para o mercado infantil, "Música das Esferas - Volume 1", investida na new age, e "Saecla Saeculorum", embrião do Sagrado Coração da Terra.
Os dois discos infantis, com composições de Viana e cantigas tradicionais, têm a participação do conjunto Nave dos Sonhos, composto por crianças com idades entre 6 e 12 anos.
"O destaque do grupo é Carmen Guerra, de 10 anos, uma das gratas revelações da música mineira", afirmou Viana.
Ex-músico da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Marcus Viana, 43, também é publicitário e faz jingles para os principais comerciais da TV e do rádio mineiros.
"A publicidade me permite manter o Sonhos & Sons, que é a minha paixão", completa Viana.

Texto Anterior: Pornô é gozo da imaginação
Próximo Texto: MTV brasileira exibe clipes censurados por sua matriz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.