São Paulo, quarta-feira, 2 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

WebTV estréia em quarto do Hilton

RODOLFO LUCENA
DO ENVIADO ESPECIAL A SAN JOSÉ

Acesso será 50 vezes mais rápido
Você deita, liga a TV com o controle remoto, aperta um botão, mais outro e ... bumba-bumba-bumba: está na Internet.
Foi o que eu fiz na semana passada, em um apartamento no San Jose Hilton and Towers, o primeiro hotel da cadeia -e do mundo, segundo seu administrador- a testar a WebTV, caixinha que dá acesso à Internet via televisor.
Os testes no hotel da Califórnia, costa oeste dos EUA, começaram há cerca de dez dias e deve durar dois meses.
Entrar no ar é superfácil. Você liga o televisor, e aparece aquele menu dos sistemas de TV de hotel administrados pela On Command. Um número dá acesso à TV convencional, outro aos filmes, um terceiro aos serviços do hotel e um novinho em folha, à Internet.
Sexo e e-mail
A imagem no televisor de 25 polegadas é bem boa.
A primeira tela apresenta um convite para que você assista a um vídeo explicando o funcionamento do sistema. Nela, também, é feito o registro do nome do novo usuário e de sua senha secreta.
Acione o Continue para o menu principal aparecer. A tela já vem com ícones (figuras) dando acesso a notícias, esportes, informações econômicas e sexo.
Também dá para mandar e receber e-mail. Quando você entra com seu registro, ganha uma caixa postal, que pode ser usada durante sua permanência no hotel.
O hotel oferece um tecladinho especial, de pouco mais de um palmo, para navegação via WebTV -é bem mais confortável que usar o controle remoto.
reto, só com o logotipo amarelo da WebTV, traz as teclas comuns dispostas na forma convencional.
Além delas, tem um conjunto de teclas especiais, que ficam na parte superior direita e no lado direito, com os comandos de navegação (voltar, subir a página etc.).
A tecla Options faz aparecer uma barra de comandos na parte inferior da tela. O comando Go to, por exemplo, abre uma janela onde você escreve o endereço da Internet que quer consultar.
Congestionamento
A desgraça do sistema, como da Internet em qualquer lugar, é o congestionamento das linhas.
No primeiro dia de operação do sistema, houve 500 registros de usuários -mais de um por apartamento (são 355).
Com isso, não há santo que aguente. Mesmo assim, consegui acesso imediato em tentativas ao meio-dia e no meio da tarde.
À noite, porém, a história foi diferente. O sistema ajustava a TV para entrar na Internet -processo que dura cerca de um minuto-, mas a conexão nem sequer era completada. Às vezes, entrava e caía a linha. Para dar certo, a demora sempre era grande.
Durante o período de experiência, de acesso gratuito, a conexão é via linha telefônica comum. Mas, se o projeto tiver sequência, será instalada uma linha T1, com velocidade de 1,54 Mbit por segundo -mais de 50 vezes superior à do modem que você usa em casa.

Texto Anterior: Problemas de compatibilidade
Próximo Texto: Música brasileira; No subterrâneo; Bolsa de valores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.