São Paulo, quinta-feira, 3 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quem são os músicos dos CDs

Francisco Mignone - compositor, regente, pianista e professor. Autor do poema sinfônico "No Sertão", inspirado em "Os Sertões", de Euclydes da Cunha. Entre suas obras estão "Primeira Fantasia Brasileira", para piano e orquestra, e o bailado afro-brasileiro "Maracatu de Chico Rei", com a colaboração de Mario de Andrade. Nos anos 60, fez obras atonais. Regeu a Filarmônica de Berlim.
Heitor Villa-Lobos - principal nome da música clássica brasileira neste século, embora tenha ultrapassado esse gênero. Compositor e regente que construiu uma obra baseada no folclore brasileiro. O ciclo das "Bachianas Brasileiras" é sua obra mais conhecida.
Jacob do Bandolim - compositor e instrumentista, foi provavelmente o maior bandolinista da história do país. Nos anos 30, ele trabalhava como vendedor e corretor de seguros durante o dia, para se sustentar, e tocava à noite. Tocou com grandes nomes da música nessa época, como Ataulfo Alves e Nélson Gonçalves. Quase nunca aparecia nos créditos das gravações. Suas grandes paixões eram o choro, a valsa e a polca. Em 66, criou e liderou o célebre conjunto Época de Ouro.
Carlos Gomes - compositor e regente. Um dos principais compositores líricos da segunda metade do século 19. É autor da ópera "O Guarani", baseada no romance de José de Alencar, que estreou no Scala de Milão e rodou a Europa, onde fez bastante sucesso. Também é autor da ópera "Fosca", melodrama em quatro atos.
Radamés Gnattali - compositor, arranjador, pianista e regente, Gnattali nasceu em uma família de músicos. Na juventude, tocou em cinemas, acompanhando os filmes. Ficou conhecido como compositor de peças eruditas e orquestrador de músicas populares. Fez arranjos para Pixinguinha e Lamartine Babo. Orquestrou também "Sinfonia do Rio de Janeiro", de Tom Jobim e Billy Blanco. É autor de "Rapsódia Brasileira".

Texto Anterior: Projeto precisa de dinheiro para editar mais obras
Próximo Texto: Música erudita é credora da rádio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.