São Paulo, quinta-feira, 3 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música erudita é credora da rádio

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

A música erudita tem no Brasil uma grande dívida para com a Rádio do Ministério da Educação, primeira emissora do país, criada em 1923 por Roquete Pinto.
Chamava-se na época Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, onde permanece sediada.
Mudou de nome ao ser doada ao governo, em 1936, com a proibição, em cláusula de doação, de fazer "proselitismo político ou religioso", ou de ter na publicidade uma de suas fontes de receita.
A ascensão e o auge da emissora coincidem com a importância do Rio como pólo irradiador cultural. Por isso, sua influência se esparramava também por cidades -como São Paulo- em que não poderia ser sintonizada pelos ouvintes.
Fora do circuito comercial, a Rádio MEC ganhou uma autonomia de programação que independia do tamanho de sua audiência.
Mas, em contrapartida, sustentada pelo contribuinte, sofreu ingerências do governo e se tornou vítima, como um todo, de ineficiências próprias às estatais.
Roquete Pinto e em seguida Gustavo Capanema, ministro da Educação do Estado Novo, queriam fazer dela uma versão brasileira da austera BBC (Reino Unido).
Conseguiram em relação à música. Entre seus colaboradores ou funcionários, ela reuniu Francisco Mignone e Magda Tagliaferro, Edino Krieger e Guerra Peixe, Villa-Lobos e Arnaldo Estrela.
Nos anos 50, com o diretor Fernando Tude de Souza e o diretor artístico René Cazé, construiu uma grade de programação que tinha como regra a entrega de determinados horários a especialistas, que selecionavam bons intérpretes e explicavam didaticamente a escrita da partitura.
Como exemplo, há a "Ópera Completa", o mais antigo programa radiofônico brasileiro, que vai ao ar desde os anos 30.
Entre 1961 e 1982, a rádio também montou sua própria orquestra, a Sinfônica Nacional , responsável por récitas de bons compositores brasileiros que, depois dela, voltaram a um esquecimento pouco merecido.

Texto Anterior: Quem são os músicos dos CDs
Próximo Texto: Guia da Folha SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.