São Paulo, domingo, 6 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Beterraba à moda russa

RITA LOBO

A sopa borscht é uma ótima opção de entrada
Há alguns anos, descobri uma cabeleireira ótima em Nova York. Desde então, todas as vezes que vou para lá, corto o cabelo com ela. O único problema é que ela insiste em falar russo comigo e não há Cristo que a convença de que eu não sou russa.
Depois de um tempo, ela percebeu que a nossa comunicação em inglês realmente seria mais fácil. Mas ela só acreditou mesmo que eu não era russa no dia em que pedi uma receita de borscht, sopa à base de beterrabas, que ficou popular no mundo todo como prato polonês, cuja verdadeira origem é russa.
Toda russa tem uma boa receita dessa sopa, que pode ser servida quente ou fria. Nesta versão para os trópicos, em vez de creme azedo é colocado iogurte. A sopa, cor-de-rosa, fica linda e é ótima para ser servida como entrada.
(RL)

Dicas Quentes
. Escolha as beterrabas mais firmes e com a pele lisinha. As menores tendem a ser mais saborosas que as maiores. Na geladeira, embaladas num saco plástico, chegam a durar três semanas.
. O melhor método de cozimento (seja para fazer salada, sopa, purê...) é assar a beterraba embrulhada em papel alumínio. Fica muito mais saborosa do que cozida. Só retire a pele depois de assada.

Receita
Borscht com iogurte
(serve 6)
10 beterrabas
2 colheres (sopa) de manteiga
2 cebolas médias, picadas
2 cenouras raladas
2 colheres (chá) de açúcar
5 xícaras de caldo de galinha
2 colheres (sopa) de caldo de limão
1 xícara de iogurte natural
1/2 xícara de creme de leite

No forno preaquecido a 190ºC, asse as beterrabas (embrulhadas em papel alumínio) por uma hora, ou até que elas sejam facilmente perfuradas com a ponta de uma faca. Espere esfriar um pouco, descasque e rale as beterrabas.
Numa panela, derreta a manteiga, doure as cebolas e as cenouras em fogo baixo por cerca de dez minutos. Acrescente a beterraba, o açúcar e o caldo e aumente o fogo até levantar fervura. Em seguida, reduza o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos até que todos os vegetais estejam bem macios.
Espere esfriar, bata no liquidificador com o caldo de limão e tempere com sal e pimenta. Leve a geladeira por, no mínimo, uma hora. Misture o iogurte com o creme de leite e, na hora de servir, incorpore-os à sopa.

Texto Anterior: Um santo cozinheiro
Próximo Texto: A pátria da vodka
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.