São Paulo, segunda-feira, 7 de abril de 1997
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Barateiro irá negociar suas ações na Bolsa de Valores

Empresa obtém lucro recorde de R$ 13,94 milhões em 1996

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

O Barateiro, rede de supermercados com 30 lojas em São Paulo, se prepara para abrir o capital.
A data ainda não está marcada, mas a empresa acredita que é o momento para se adequar às normas para a emissão de ações.
"Para isso temos que cumprir metas. E é o que estamos fazendo", diz José Augusto Santana, diretor-presidente do Barateiro.
Ele conta que a abertura de capital pode tornar mais rápida a expansão pretendida pela rede e que esse é o caminho a ser seguido também pela concorrência.
"Não significa que estamos descapitalizados. Ao contrário, a empresa vive um dos melhores momentos", anuncia.
O Barateiro deve publicar nos próximos dias o seu balanço do ano passado. O faturamento bruto somou R$ 494 milhões -um crescimento de 18,4% sobre o valor do ano passado, de R$ 417 milhões.
O lucro líquido foi recorde, de R$ 13,94 milhões -110% maior do que o registrado em 1995, de R$ 5,59 milhões.
A liquidez corrente -o que a empresa tinha em caixa sobre a dívida na época- fechou em 1,57%. O lucro líquido sobre o patrimônio foi de 27,83%.
"É um resultado excelente", comemora Santana, que está há um ano no comando do Barateiro e é um dos responsáveis pelo programa de profissionalização da rede.
O bom desempenho , diz ele, está sendo acompanhado de perto por pelo menos dez grupos de investidores estrangeiros. Desde o final de 96, conta, a empresa está sendo procurada por grupos interessados em participar de alguma forma da rede -até da sua gestão.
Alguns são do mercado de supermercados. Outros são meros investidores à caça de bons negócios. "Não há nada de concreto. Mas o fato é que temos que estar prontos para uma eventual abertura de mercado, por exemplo."
O crescimento da empresa, conta, se deve especialmente à sua estratégia de trabalhar com produtos mais elaborados (mais caros) e de expandir a oferta de mercadorias.
"Tanto que boa parte do aumento do faturamento do Barateiro veio da venda de produtos que a empresa não comercializava."
A venda física do Barateiro cresceu mais do que o faturamento -25% na comparação com a de 1995. O que explica parte desse aumento, diz, são os investimentos de R$ 18 milhões feitos em 1996 na reforma e ampliação de lojas.
Para este ano, a empresa pretende desembolsar mais R$ 25 milhões na modernização de lojas e abertura de outras -uma em Cotia (SP) e outra em Itatiba (SP).
Uma das metas do Barateiro é investir em lojas fora da capital paulista. A idéia é instalar supermercados em cidades com até 200 mil habitantes. Em São Paulo, a estratégia é que cada loja atenda as necessidades do morador das proximidades. "Queremos ter uma loja com a cara de cada bairro."

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